A educação de pessoas idosas: reflexões sobre a temática enquanto área de conhecimento

Autores

  • Isamara Grazielle Martins Coura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
  • Leôncio José Gomes Soares Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo discutir a educação de pessoas idosas a partir da noção de Educação ao Longo da vida, analisando este conceito e ainda refletir sobre como essa área vem sendo pensada e organizada enquanto área de conhecimento. O texto tem como base dados de uma pesquisa de doutorado realizada sobre a educação de pessoas acima de 60 anos, em um Centro de Referência da Pessoa Idosa de Minas Gerais. O estudo tem caráter qualitativo e contou com a pesquisa bibliográfica e análise de documental para a produção dos dados. A Educação ao Longo da Vida é um conceito que passou por algumas tensões ao longo dos anos, mas que se relaciona com a educação de idosos. No entanto, percebeu-se que tratar desse tema passa também por discutir qual o seu lugar enquanto área de conhecimento. O texto discute sobre a organização da Gerontologia enquanto campo de estudo e sua relação com a educação. Como resultados, percebeu-se que a discussão sobre o lugar da educação de idosos, em especial no Brasil, é um tema complexo, por ter ofertas em diversos espaços e as produções científicas estabelecerem diálogos com diferentes áreas do conhecimento. Há a necessidade de se estreitar os laços entre as áreas da Educação e da Gerontologia. Conclui-se ainda que é importante que novas pesquisas sejam realizadas sobre o campo de estudo da educação de idosos e sobre as formas como essas atividades vêm acontecendo.

Palavras-chave: Educação ao Longo da Vida; Educação de pessoas idosas; Gerontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leôncio José Gomes Soares , Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da UFMG e pernamente do Programa de Pós-Graduação em Educação 

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

COURA, I. G. M. .; SOARES , L. J. G. . A educação de pessoas idosas: reflexões sobre a temática enquanto área de conhecimento. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 6, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/65318. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo