Valorização do sujeito: o reconhecimento de sua identidade no combate ao racismo e toda forma de preconceito

Autores

  • Dayane Lopes de Medeiros UFRN
  • Maria Aparecida Vieira de Melo UFRN

Resumo

O trabalho aqui prescrito se refere ao relatório das experiências vividas no Estágio de Ensino Fundamental I, que é um componente curricular do curso de pedagogia. Este relatório se situa como parte da metodologia de ensino da Professora Doutora Maria Aparecida Vieira de Melo decidido em comum acordo com a turma de pedagogia da UFRN, CERES, Caicó na modalidade presencial, no turno vespertino. O relatório tem por finalidade narrar as ações observadas e articuladas pelo aluno estagiário em seu período de regência, que neste caso se resume a duas semanas. As atividades aqui descritas foram combinadas com a professora da sala de aula em que ocorreu o estágio da aluna autora. O local em que o mesmo se efetivou foi na Escola Municipal Auta de Souza, situada na Rua Eustáquio José Nogueira, n° 459, Bairro Barra Nova na cidade de Caicó no Rio grande do Norte. E tem como professora titular de Sala e supervisora do estágio Lindineide Gonçalves Prudêncio. Este foi desenvolvido com base em projeto de intervenção por indicação da professora do estágio e em concordância com a turma do mesmo. Sendo realizado com êxito, proporcionou ações e reflexões importantes ao campo dos estudos sobre identidade e diversidades, da profissionalização da aluna estagiária e da formação de professores que estejam aptos a atuar com o desenvolvimento da subjetividade numa perspectiva antirracista e descolonizadora.

Palavras-chave: Ensino Fundamental I. Estágio. Pedagogia. Regência. Identidade e diversidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, UFRN

Profa. Do departamento de educação da UFRN/CERES

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2020). Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Especialista em: Psicopedagogia (2012); Gestão Pedagógica (2013); Educação em direitos humanos (2014), Educação do campo (2015), História e cultura dos povos indígenas (2015), Tecnologias e artes (2019).

Líder do grupo de estudos e pesquisas da educação em Paulo Freire pela UFRN/CERES
Diretora pedagógica do CPFreire estudos e pesquisas

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

MEDEIROS , D. L. de .; VIEIRA DE MELO, M. A. . Valorização do sujeito: o reconhecimento de sua identidade no combate ao racismo e toda forma de preconceito. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 6, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/65320. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo