Lei nº 13.415/2017-Reforma do Ensino Médio: uma breve análise de suas implicações

A BRIEF ANALYSIS OF ITS IMPLICATIONS

Autores

  • Emilson José Santos de Siqueira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Fernanda dos Santos Alencar Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

RESUMO. Este artigo tem por objetivo apresentar uma síntese do aprofundamento teórico e documental sobre a Lei nº 13.415/2017, conhecida como ‘novo ensino médio’. É parte  de um estudo dissertativo realizado no Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP/CCSA/UFPE). A Lei nº 13.415/2017 modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/1996 e busca uma reforma no ensino médio brasileiro; entretanto sucinta muitas críticas em torno de seu conteúdo e sua implementação, apresentando-se como necessária a sua discussão em decorrência do pouco tempo da promulgação da legislação e o pouco conhecimento sobre as  experiências em torno de sua implementação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilson José Santos de Siqueira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Técnico em Assuntos Educacionais da UFRPE. Mestre em Gestão Pública pela UFPE. Graduação em Direito pela Faculdade Integradas do Recife (2011) e  em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco.

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Profª Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste. Curso de Pedagogia.  Núcleo de Formação Docente. Professora  colaboradora do Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE/CAA); membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC-UFPE/CAA) e do Centro Paulo Freire: Estudos e Pesquisa. E-mail: fernanda. alencar@ufpe.br

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

SANTOS DE SIQUEIRA, E. J. .; DOS SANTOS ALENCAR, M. F. Lei nº 13.415/2017-Reforma do Ensino Médio: uma breve análise de suas implicações: A BRIEF ANALYSIS OF ITS IMPLICATIONS. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 6, p. 1–32, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/65331. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo