Profissionalidade docente em foco: um estudo sobre o PIBID/Pedagogia em universidades públicas de Pernambuco
Palavras-chave:
Profissionalidade, Formação inicial docente, PIBID/pedagogia.Resumo
Por meio da compreensão de que a formação identitária do futuro professor se dá por experimentações e vivências, tanto no universo da universidade quanto fora dela, surgiram programas governamentais para estreitar os laços e direcionar a universidade para o ambiente escolar, colaborando com a vivência da prática no processo de formação docente. Dentre esses programas, encontra-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que acontece, primeiramente, na formação inicial de professores, com a finalidade de intermediar atividades voltadas para a formação profissional do docente. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender a importância do PIBID/Pedagogia para a formação inicial de professores, com foco na profissionalidade docente. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, com egressos do curso de pedagogia, de universidades públicas de Pernambuco. Na coleta dos dados, usamos formulários eletrônicos com os sujeitos desta pesquisa. Após a coleta de dados, realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos, mostram que o PIBID/Pedagogia contribui para o fortalecimento da profissionalidade do futuro docente pedagogo, pois permite que os/as bolsistas tenham uma formação a partir do chão da escola. Nesse processo, a construção de saberes e competências docentes é possibilitada através das trocas formativas entre Pibidianos e professores das escolas públicas, favorecendo a formação profissional e experiências indispensáveis para atuação nas escolas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I. de. O sindicato como instância formadora dos professores: novas contribuições ao desenvolvimento profissional. São Paulo, 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação.
BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: . Acesso em: 11 de abril de 2023.
_____. Resolução CNE/CP 1. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002, seção 1, p. 8.
______. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010.
______. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Brasília: Distrito Federal, 2010.
CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.GOOGLE.Disponível em: https://support.google.com/drive/search?q=GOOGLE +FORMS&from_promoted_search=true. Acesso em: 02 de abril 2020.
GATTI, B.; ANDRÉ, M.; GIMENES, N.; FERRAGUT, L. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.
NÓVOA, A. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação de professores. In: GATTI, B. A. et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp, 2013. p. 199-210.
PIMENTA, S. G.; FUSARI, J. C.; PEDROSO, C. C. A.; PINTO, U. A. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, 2017.
ROLDÃO, M. C. Profissionalidade docente em análise – especificidades dos ensinos superior e não superior. Revista NUANCES, UNESP (Universidade do Estado de São Paulo), XI (13), 2005. p. 108-126.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.