Visibilizar os(as) invisibilizados(as)

a formação continuada de professores(as) da EJA para o atendimento às pessoas idosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.73372

Resumo

Este artigo tem como temática central a formação de professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o atendimento às pessoas idosas nas instituições de ensino, oportunizando visibilizar os(as) invisibilizados(as). Assim sendo, objetiva-se discutir a formação inicial e continuada destes(as) docentes, problematizando as lacunas existentes em suas respectivas composições profissionais e suscitando debates acerca da escassez de estudos e aperfeiçoamentos direcionados ao desenvolvimento de ações didático-pedagógicas para as pessoas idosas, levando em consideração suas particularidades nos modos de aprender, de se relacionar e de experienciar as vivências estudantis. No que tange aos aspectos teórico-metodológicos, a pesquisa possui natureza pura, isto é, básica, cuja abordagem se caracteriza por ser qualitativa e a técnica utilizada foi a pesquisa bibliográfica direcionada. Os(as) principais autores(as) referenciados(as) foram Hadji (2002), Imbernón (2010), Joaquim, Oliveira e Pesce (2021), Evangelista e Osório (2022), Santos e Fonseca (2023), Santos e Machado (2024), Santos (2024), entre outros(as). Espera-se, portanto, que este trabalho contribua para os(as) demais pesquisadores(as) da área educacional, os(as) quais ainda enxergam na EJA uma possibilidade de mudança social, principalmente, através das transformações de suas próprias realidades.

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Biografia do Autor

André Luís Nunes dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Especialista em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI; em Educação Especial Inclusiva pelo UNIASSELVI; e em Coordenação Pedagógica pelo UNIASSELVI. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus III. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS/CCHLA/UFPB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos (GEPPEEJA/CE/UFPB), bem como é professor da Educação Básica.

Aline Maria Batista Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada 04 do Curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Orienta doutorandos e mestrandos, como docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação/UFPB e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social/UFPB. Possui graduação e mestrado em Serviço Social e doutorado em Educação (2009). Desde 2010 coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais - GEPEDUPSS e desde 2018 integra o Banco Nacional de Avaliadores da Educação Superior (BASis/Sinaes/MEC) do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

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Publicado

2025-10-10

Como Citar

NUNES DOS SANTOS, André Luís; BATISTA MACHADO, Aline Maria. Visibilizar os(as) invisibilizados(as): a formação continuada de professores(as) da EJA para o atendimento às pessoas idosas. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 12, p. 1–15, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.73372. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73372. Acesso em: 8 nov. 2025.

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