Visibilizar os(as) invisibilizados(as)
a formação continuada de professores(as) da EJA para o atendimento às pessoas idosas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.73372Resumo
Este artigo tem como temática central a formação de professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o atendimento às pessoas idosas nas instituições de ensino, oportunizando visibilizar os(as) invisibilizados(as). Assim sendo, objetiva-se discutir a formação inicial e continuada destes(as) docentes, problematizando as lacunas existentes em suas respectivas composições profissionais e suscitando debates acerca da escassez de estudos e aperfeiçoamentos direcionados ao desenvolvimento de ações didático-pedagógicas para as pessoas idosas, levando em consideração suas particularidades nos modos de aprender, de se relacionar e de experienciar as vivências estudantis. No que tange aos aspectos teórico-metodológicos, a pesquisa possui natureza pura, isto é, básica, cuja abordagem se caracteriza por ser qualitativa e a técnica utilizada foi a pesquisa bibliográfica direcionada. Os(as) principais autores(as) referenciados(as) foram Hadji (2002), Imbernón (2010), Joaquim, Oliveira e Pesce (2021), Evangelista e Osório (2022), Santos e Fonseca (2023), Santos e Machado (2024), Santos (2024), entre outros(as). Espera-se, portanto, que este trabalho contribua para os(as) demais pesquisadores(as) da área educacional, os(as) quais ainda enxergam na EJA uma possibilidade de mudança social, principalmente, através das transformações de suas próprias realidades.
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