Revista Educare (Online) https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare <p>A <strong>Revista Educare (RE)</strong>, com periodicidade anual, de fluxo cotínuo, é editada pelo Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Objetiva publicar trabalhos acadêmicos inéditos, no campo dos Fundamentos da Educação, que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência as seguintes áreas: <strong>A</strong><strong>ntropologia da Educação; Economia da Educação; Filosofia da Educação; História da Educação; Psicologia da Educação e Sociologia da Educação </strong>(Conforme CNPq/Área de conhecimento/Educação) e áreas afins à Educação. </p> <p><strong>Qualis Periódicos</strong> <strong>B1 </strong>(Quadriênio 2017-2020), nas seguintes áreas:</p> <p><strong>Àrea mãe: EDUCAÇÃO</strong></p> <p><strong>Área com publicação no quadriênio 2017-2020: </strong>Antropologia/Arqueologia; Direito; História; Interdiciplinar; e, Psicologia.</p> pt-BR eduardojls@ce.ufpb.br (Eduardo Jorge Lopes da Silva) eduardojls@ce.ufpb.br (Eduardo Jorge Lopes da Silva) Fri, 04 Jul 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Educação do Campo: reflexões do processo de luta e constituição enquanto direito humano e conquista dos movimentos sociais https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73457 <p>A Educação do Campo no Brasil surgiu da luta dos Movimentos Sociais, que contestavam modelos urbanos de ensino impostos ao campo, defendendo uma educação que valorizasse a cultura, o trabalho e as identidades camponesas, promovida enquanto direito humano centrado no homem do campo enquanto classe trabalhadora em um viés agroecológico. Nesse sentido, buscamos refletir teoricamente sobre a trajetória de luta e constituição da Educação do Campo no Brasil enquanto direito humano, destacando a contribuição dos Movimentos Sociais neste processo. Referenciais teóricos como Arroyo (2007), Caldart (2009) e Molina (2015) embasam as discussões, permitindo uma análise crítica dos desafios e avanços relacionados a Educação do Campo na constituição da sua identidade e pertencimento. Seus resultados trazem as conquistas dos Movimentos Sociais na criação e manutenção dessa Política Pública, a qual denominamos de Educação do Campo, enquanto um direito constitucional. Por fim, buscamos fortalecer a Educação do Campo e refletir acerca da sua importância para a valorização do campo.</p> Carlos Eduardo Dias da Silva, Waldenia leão de Carvalho Copyright (c) 2025 Revista Educare (Online) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73457 Fri, 04 Jul 2025 00:00:00 -0300 Políticas e práticas de formação de professores da educação infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69893 <p>Este artigo investiga as políticas e as práticas de formação de professores para atuarem na Educação Infantil em processo formativo no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, concentrando-se no estágio curricular supervisionado. Examina os fundamentos legais e diretrizes nacionais que orientam o estágio, contribuindo para a formação docente e construção da identidade profissional. Utiliza-se de uma metodologia bibliográfica e documental, com análise de legislações e teorias pedagógicas relevantes. O arcabouço teórico abrange desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) até contribuições de teóricos como Pimenta e Lima (2008), destacando a integração entre teoria e prática na formação de educadores. Com os resultados foi possível compreender a importância do estágio curricular supervisionado na formação de professores para atuarem na Educação Infantil, bem como a relevância das políticas e práticas adotadas no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Legislação Educacional. Estágio Curricular Supervisionado. Educação Infantil.</p> Jorgiene da Silva e Silva , Rosyane de Moraes Martins Dutra Copyright (c) 1969 Revista Educare (Online) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69893 Sat, 05 Jul 2025 00:00:00 -0300 Políticas públicas para a institucionalização da rede escolar municipal de Porteirinha, Norte de Minas Gerais https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69075 <p>Neste artigo discutimos as principais políticas públicas para a institucionalização da rede escolar do município de Porteirinha/MG e abordamos aspectos do plano político e de ações educativas. O objetivo do trabalho é refletir as diversas articulações exercidas pelas lideranças políticas locais com o intuito de organizar o sistema educacional por meio das seguintes ações: construções de diversas escolas públicas, edificação da secretaria municipal de educação, criação de cargos de professores e assistentes em educação. Deste modo, o trabalho procura situar o local dentro da conjuntura nacional durante as décadas de 1930 a 1970. As estratégias político-pedagógicas citadas nessa trajetória foram analisadas a partir de fontes primárias que incluíram a bibliografia em livros e em artigos científicos que abordam a história local e regional. Também foram utilizadas documentações impressas, manuscrita e iconográfica existente nos arquivos de escolas públicas, no Arquivo Público Municipal e em diversos arquivos particulares de moradores da cidade. Além disso, foram analisados documentos construídos por meio da recolha de entrevistas junto a ex-professores.</p> Wilney Fernando Silva, Gersiane Franciere Freitas Ribeiro Ribeiro Copyright (c) 1969 Revista Educare (Online) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69075 Fri, 04 Jul 2025 00:00:00 -0300 A agência africana e a localização psicológica como categorias afrocêntricas: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73393 <p style="font-weight: 400;">O presente artigo resultou da pesquisa de doutorado intitulada A<em> população negra nos livros didáticos de Biologia: uma análise afrocentrada por uma educação antirracista</em>. Nele, busca-se argumentar como as categorias afrocêntricas, especialmente as de agência africana e de localização psicológica, podem contribuir na desconstrução de estereótipos raciais e na promoção da afirmação identitária de estudantes negros na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Afrocentricidade, enquanto conceito, surge na década de 1980 como uma crítica à marginalização das culturas africanas e negras nos currículos e práticas educacionais e tem como precursor o educador e pesquisador afro-americano Molefi Kete Asante. &nbsp;A discussão dessas categorias afrocêntricas na EJA cria um contexto educacional mais inclusivo e empoderador ao promover o reconhecimento e a valorização das identidades culturais e históricas desse público. Tal abordagem facilita a permanência e o sucesso dos alunos, pois gera um ambiente que respeita suas vivências e contribui para superar barreiras educacionais e sociais. O artigo destaca a relevância de incorporar as categorias afrocêntricas nas práticas pedagógicas da EJA, reconhecendo e valorizando a identidade dos estudantes negros. Essa prática favorece um espaço inclusivo que reflete suas experiências culturais, desconstrói estereótipos raciais e fortalece seu desempenho acadêmico. Nesse contexto, a valorização das relações étnico-raciais é, portanto, fundamental para transformar a educação e promover a justiça social.</p> Karina Souza Soares Copyright (c) 2025 Revista Educare (Online) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73393 Thu, 17 Jul 2025 00:00:00 -0300 Perspectivas de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA): https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73237 <p>Este artigo traz algumas reflexões acerca da importância do ensino da literatura na educação básica, especificamente, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Caracteriza-se como um estudo bibliográfico, não isentando o lugar de professora da EJA, ocupado pela autora. São feitas algumas discussões acerca da concepção de literatura e de letramento literário, levando-se em conta a interface da literatura com outras artes, a exemplo da música. Traz também uma breve discussão sobre a matriz curricular da EJA – versão preliminar, do município de João Pessoa-PB. &nbsp;A base das discussões foram os estudos de Candido (2011), Cosson (2009; 2020), Santomé (2013), além de outros autores. A literatura e a leitura literária são de suma importância na formação do estudante da EJA, assim como os diálogos com outras manifestações artísticas. Isso tem sido constatado pela autora no decorrer da sua atuação nessa modalidade de ensino. Desta feita, um currículo que se volte para a necessidade desses alunos não pode excluir a experiência literária. O acesso às produções do campo artístico-literário também é um direito dos alunos da EJA. Sendo assim, partindo-se da realidade dos estudantes, é possível sistematizar um trabalho profícuo, inserindo práticas de leitura no planejamento de ensino, de modo a executá-las com a adesão desses estudantes.</p> Hildenia Onias de Sousa Copyright (c) 2025 Revista Educare (Online) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/73237 Fri, 04 Jul 2025 00:00:00 -0300