Análise da atividade pesqueira e das condições socioeconômicas dos pescadores artesanais de Cajueiro da Praia, Estado do Piauí, Brasil.
Resumo
A comunidade pesqueira de Cajueiro da Praia, Estado do Piauí, Brasil, foi estudada durante o ano de 1998, quanto aos aspectos socioeconômicos e às práticas pesqueiras. A base de dados consistiu de informações fornecidas por 42 pescadores locais. Catadores de caranguejo são os mais pobres e vivem à margem na estrutura da comunidade. Constatou-se que a pesca é praticada por homens de 15 a 60 anos de idade, a maioria analfabeta e dona de suas próprias canoas. Confl itos entre os pescadores de linha e de caçoeira foram detectados. Segundo afi rmaram, a pesca está em retração e não existe terra para a agricultura; isso tem estimulado emigrações. O ganho é pouco, mas eles vivem bem e mantém um forte vínculo com o ambiente, mas clamam por maiores subsídios do governo como meio de melhorar suas vidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-09-20
Como Citar
NASCIMENTO, M. do S. . V. do; SASSI, R. Análise da atividade pesqueira e das condições socioeconômicas dos pescadores artesanais de Cajueiro da Praia, Estado do Piauí, Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 1, n. 2, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/2270. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
New Section Title Here