Avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre a espécie invasora Achatina fulica (Pulmonata, Achatinidae) em uma escola de ensino fundamental de Colorado do Oeste, Rondônia, Brasil

Autores

  • Ricardo Cláudio Alves
  • Manoelina Lacerda Corrêa de Faria Oikos Consultoria e Projetos. http://orcid.org/0000-0002-2351-4376
  • Fábio Medeiros da Costa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n2.29175

Resumo

A temática das espécies invasoras para o desenvolvimento de projetos na escola contribui para aprendizagem dos alunos e desperta o interesse para as aulas de Ciências Naturais. Este artigo apresenta os resultados de um projeto desenvolvido em uma escola pública no município de Colorado do Oeste, Rondônia, tendo como tema gerador a problemática da infestação e os riscos que a espécie Achatina fulica, ou caramujo africano, oferece à população, bem como as percepções dos alunos sobre esse molusco. Os procedimentos metodológicos contemplados na pesquisa-ação foram à aplicação de questionário de sondagem e de diagnóstico final dos conhecimentos dos alunos, aula prática de campo, realização de palestra e debates tanto em sala de aula com os alunos, quanto com a comunidade no entorno da escola. Verificou-se que os alunos possuíam importantes conhecimentos a respeito do molusco, bem como alguns mitos que poderiam colocá-los em risco. As intervenções se mostraram importantes para a aprendizagem, permitindo aos alunos uma nova visão a respeito do tema além de outras questões ambientais em relação a espécies exóticas invasoras e os métodos de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoelina Lacerda Corrêa de Faria, Oikos Consultoria e Projetos.

Bióloga Bacharel atuando em estudos sobre qualidade ambiental.

Referências

AGEVISA-RO – Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia. Agência de Vigilância em Saúde articula ações de combate à esquistossomose em Rondônia. Acesso em: 23 jul. 2015, http://www.rondonia.ro.gov.br/2015/07/73686/.

Brasil, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação. Brasília; MEC/SEF, 65p. Acesso em: 16 set. 2012, http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf.

Brasil, Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Brasília.

Cabral-Neta O. 2001. Planejamento de ensino: reconstruindo sua trajetória. Carpe Diem v1, 54-72.

Campos MCC, e Nigro RG. 1999. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo, FTD. 190p.

Civeyrel L, e Simberloff D. 1996. A tale of two snails: is the cure worse than the disease? Biodyversity and Conservation, v.5, p.1231-1252.

Fiocruz. Ameaça à Saúde Pública. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.fiocruz.gov.br. Acesso em: 23 de Julho de 2012.

Fischer ML, e Colley E. 2005. Espécie Invasora em Reservas Naturais: caracterização da população de Achatina fulica, Bowdich, 1822 (molusca–Achatinidae) na Ilha Rasa, Guaraqueçaba, Paraná, Brasil. Biota Neotropica, v. 5, n.1.

Garcia AN, e Chaveiro E F. 2011. A invasão perigosa do caramujo africano: Desafios da educação ambiental diante do desequilíbrio ambiental. II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade UFG / IESA / NUPEAT - Goiânia, maio.

Krasilchik M. 2004. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp.

Libâneo JC. 1989. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Loyola.

Martins JS 2001. O trabalho com projetos de pesquisa: Do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus.

Paiva CL. 2004. Achatina fulica (Moluscos): praga agrícola e ameaça a saúde pública no Brasil. Página lançada em 10 de Maio de 1999 e atualizada em 25 de Abril de 2004. Disponível em: http://www.geocities.com/lagopaiva/achat_tr.htm Acesso em: 20 de Abril de 2011

Panigrahi A, e Raut K. 1993. On the safe use pesticides in controlling the terrestrial mollusc pest. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 88, n. 2, p. 293-298.

Pereira ZM, Thiengo SC, e Monteiro S. 2012. O caramujo africano em contexto escolar: as percepções de estudantes do ensino fundamental e o estudo da helmintofauna associada ao caramujo em Barra do Piraí (RJ). Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.14. n. 03. p. 275-288. set-dez.

Souza R M, Alves AGC, e Alves MS. 2007. Conhecimento sobre o molusco gigante africano Achatina fulica entre estudantes de uma escola pública na Região Metropolitana do Recife. Revista Biotemas, 20 (1), março.

Teles HMS, Fontes LR, e Amaral W. 2004. Pesquisa nacional de opinião pública sobre a espécie do caramujo Achatina fulica. Instituto Brasileiro de Helicicultura – Fundação CEDIC, Estância de Atibaia, 2004.

Trigueiro A. 2006. Mundo Sustentável. Rio de Janeiro, Ed. Globo, 302p.

Downloads

Publicado

2017-07-29

Como Citar

ALVES, R. C.; LACERDA CORRÊA DE FARIA, M.; MEDEIROS DA COSTA, F. Avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre a espécie invasora Achatina fulica (Pulmonata, Achatinidae) em uma escola de ensino fundamental de Colorado do Oeste, Rondônia, Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 11, n. 2, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n2.29175. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/29175. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)