Análise da paisagem após simulação da construção da ferrovia de integração oeste leste em corredor ecológico da Mata Atlântica

Autores

  • Maria Eugênia Bruck de Moraes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Lauro Brito de Santana Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ronaldo Lima Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n3.31772

Resumo

O artigo apresenta uma análise dos fragmentos florestais inseridos na área de influência do trecho final da Ferrovia Oeste-Leste que ligará Figueirópolis, no Tocantins à Ilhéus, na Bahia, a partir de métricas da paisagem e, após a simulação da sua construção, visando identificar as possíveis alterações nesses fragmentos. O mapeamento dos mesmos foi feito a partir de aerofotos, em escala 1:2.000, utilizando o Sistema de Informação Geográfica ArcGIS 10.2. Também foi calculado o valor de importância dos fragmentos àconservação ambiental. Inicialmente foram mapeados 79 fragmentos de cobertura arbórea dominante e de restinga arbórea. No entanto, com a simulação da construção da ferrovia, o número de fragmentos aumentou para 89, sendo que quase 60% possui entre 5 ha e 50 hae apenas 7,87% mais de 250 ha. Quanto ao grau de vulnerabilidade ecológica relativa que representa a suscetibilidade ao efeito de borda, 62 fragmentos apresentaram alta vulnerabilidade e apenas sete, baixa. E quanto ao grau de isolamento dos fragmentos na paisagem, analisado a partir da simulação de sua conectividade, os resultados mostraram que a distância mínima para conectá-los seria de 300 metros. Conclui-se que dos 89 fragmentos, 7,87% apresenta um valor de importância à conservação ambiental muito alto, enquanto 67,42%um valor mediano. Mas esses últimos são essenciais na manutenção da conectividade funcional da paisagem, pois servem como fragmentos de ligação entre os fragmentos maiores. Assim, recomenda-se a adoção de estratégias de restauração florestal que possam minimizar os impactos da fragmentação que serão causados pela construção da ferrovia.

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Biografia do Autor

Maria Eugênia Bruck de Moraes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em Ecologia (UNESP), Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental (USP), Doutora em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), Pós-doutora em Análise e Planejamento Ambiental (UFSCar), Professora Pleno do Departamento de Ciências Agrárias (DCAA), Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Lauro Brito de Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em Geografia (UESC), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Ronaldo Lima Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em Geologia (UFBA), Mestre e Doutor em Geotecnia (USP), Professor Titular do Departamento de Ciências Agrárias (DCAA), Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2017-07-29

Como Citar

MORAES, M. E. B. de; SANTANA, L. B. de; GOMES, R. L. Análise da paisagem após simulação da construção da ferrovia de integração oeste leste em corredor ecológico da Mata Atlântica. Gaia Scientia, [S. l.], v. 11, n. 3, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n3.31772. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/31772. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

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