Sociedade, natureza e desenvolvimento: uma investigação sob a perspectiva dos alunos do PRODEMA
Palavras-chave:
Sustentabilidade. Modelo de desenvolvimento. Preservação. Qualidade de vida. Formação acadêmica.Resumo
O desenvolvimento sustentável tornou-se a principal alternativa de crescimento socioeconômico da atualidade. A constatação de que o meio ambiente não será capaz de suportar os desequilíbrios ecológicos despertou o interesse dos pesquisadores universitários que são formadores de opinião, líderes estudantis e mentores intelectuais a buscarem modelos sustentáveis, visando preservar e garantir a qualidade de vida dos alunos sem comprometer a disponibilidade dos recursos naturais futuros. Este artigo tem como objetivo fazer uma investigação relatando a visão dos alunos do Mestrado e do Doutorado da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente sobre a preservação ambiental na perspectiva social, ambiental e econômica, propondo alternativas que resultem nas melhorias e nos cuidados com os recursos ambientais. A pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva, qualiquantitativa, bibliográfica e estudo de caso, sendo a coleta de dados realizada através da técnica de questionário. Este foi aplicado junto à comunidade acadêmica que se pretendeu investigar. Foram distribuídos 30 questionários, sendo que apenas 14 foram respondidos e entregues para análise. O trabalho permitiu identificar que a inserção da disciplina (que aborda aspectos da sustentabilidade) no programa de pós-graduação colabora para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos indivíduos, além de contribuir para o melhor desempenho diante das questões ambientais.Downloads
Referências
AMARO, A.; PAVOA, L. Macedo. 2005. A arte de fazer questionários. Faculdade de ciências da Universidade do Porto, p. 3. Disponível em: http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/a_arte_de_fazer_questionario.pdf. Acesso: 04 jun. 2014.
BATTESTIN, Cláudia. ÉTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICAS. 2008. 44 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação Ambiental, Departamento de Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. Disponível em: http://goo.gl/JxebYF. Acesso em: 08 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Contribuição da Pós-Graduação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável: Capes na Rio+20 /Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Brasília, DF: CAPES, 2012.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agenda Ambiental na Administração Pública. Brasília, 2009.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Consumo Sustentável: Manual de Educação. Brasília, 2005.
CAVALCANTI, Denize Coelho. 2011. Cadernos de Educação Ambiental: Consumo Sustentável. São Paulo: Sma/ Cpla, 106 p.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. 2007. Relatório Técnico da Pesquisa Integrada Profissão Professor: Políticas e Memórias. Fortaleza, Ce: Educas, 193 p. Disponível em: <http://goo.gl/UYuALF>. Acesso em: 29 maio 2013.
GIL, Antônio Carlos. 2002. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas.
HAN, Gregório Won Suk. Desenvolvimento local: os desafios frente à globalização hegemônica. Vitrine da Conjuntura. Curitiba, v.2, n.2, abril 2009.
ICMBIO. Compensação Ambiental. 2014. Disponível em:<http://goo.gl/3kfBQ>. Acesso em: 08 jun. 2014.
MATOS, K. S. L. ; VIEIRA, S. L. 2001. Pesquisa Educacional: o prazer de conhecer. 01. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, v. 1000. 143p .
MOURA, L. A. A. 2006. Economia Ambiental: Gestão de custos e investimento. 3º Edição. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, p. 4.
NOSSO FUTURO COMUM (Relatório Brundtland). Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1988.
PELEGRINI, Sandra C. A.. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História,São Paulo, v. 26, n. 51, p.115-140, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Critica a governação neoliberal: o Fórum Social Mundial como política e legalidade cosmopolita subalterna. Revista Crítica de Ciências Sociais, 72, p.7-44, out. 2005.
SILVA, Sabrina Soares da; REIS, Ricardo Pereira; AMÂNCIO, Robson. Paradigmas ambientais nos relatos de sustentabilidade de organizações do setor de energia elétrica. Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 12, n. 03, p.146-176, 18 mar. 2011.
UMA VERDADE INCONVENIENTE. Direção de Davis Guggenheim. Produção de Lawrence Bender, Scott Z. Burns, Laurie David. Roteiro: Al Gore. Música: I Need To Wake Up. Estados Unidos da América: Lawrence Bender Productions Participant Productions, 2006. (96 min.), son., color. Legendado. Disponível em: http://vimeo.com/24857305. Acesso em: 04 jun. 2014.