Solidariedade e governança ambientais na gestão de ambientes costeiros: o caso do parque das dunas do município de Barra dos Coqueiros - SE

Autores

  • Nara Vieira de Souza Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA. Universidade Federal de Sergipe. Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Roberto Wagner Xavier de Souza Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA. Universidade Federal de Sergipe. Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Maria José Nascimento Soares Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA. Universidade Federal de Sergipe. Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Daniela Teodoro Sampaio Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA. Universidade Federal de Sergipe. Aracaju, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.35552

Resumo

Este trabalho analisa a intersecção de valores envoltos em um contexto sistêmico e interdisciplinar na gestão de conflitos socioambientais, tomando como área de estudo o litoral, espaço complexo, multifuncional e cenário de conflitos variados. Com propósito de relacionar governança e um novo enfoque para a solidariedade ambiental, nesse estudo o objeto de análise é o Polígono das Dunas, localizado no município Barra dos Coqueiros - SE. O Polígono tem apresentado cenário conflituoso entre residentes, gestão pública e a utilização dos recursos naturais ao longo do trajeto litorâneo do município. Muitas pesquisas foram desenvolvidas para compreender os conflitos desencadeados pelo uso dos recursos naturais no ecossistema litorâneo, como também tem contribuído para a construção de modelos mitigadores da degradação ambiental. O presente artigo objetiva demonstrar a relação entre a solidariedade e governança ambientais visando uma melhor gestão na área do polígono, alcançando maior efetividade das políticas públicas socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

SOUZA, N. V. de; SOUZA, R. W. X. de; SOARES, M. J. N.; SAMPAIO, D. T. Solidariedade e governança ambientais na gestão de ambientes costeiros: o caso do parque das dunas do município de Barra dos Coqueiros - SE. Gaia Scientia, [S. l.], v. 11, n. 1, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.35552. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/35552. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)