Concepções de educação ambiental no curso de agronomia de uma universidade pública federal do nordeste do Brasil

Autores

  • Cirdes Nunes Moreira Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n2.37035

Resumo

Neste trabalho, seguindo procedimentos de Análise de Conteúdo, foram investigadas as concepções de Educação Ambiental no Projeto Pedagógico de Curso e em entrevistas realizadas junto à direção do departamento acadêmico e coordenação do Curso de Agronomia de uma universidade pública federal situada na região Nordeste do Brasil. A pesquisa mostrou indícios de uma Educação Ambiental conservadora, desvinculada da natureza social, cultural e política. As abordagens de natureza social estão restritas a cinco componentes curriculares que totalizam 6,4% da carga horária total do curso. A observação participante nas aulas, investigando a prática docente, poderá revelar com maior clareza, no prosseguimento desta pesquisa, que concepções de Educação Ambiental estão permeando a formação dos Engenheiros Agrônomos diplomados pela instituição.

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Biografia do Autor

Cirdes Nunes Moreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Engenheiro Agrônomo do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências – PPGEC/UFRPE, Membro do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia – FORBIO/UFRPE

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Professora do Departamento de Educação da UFRPE e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências – PPGEC/UFRPE, Doutora em Educação, Líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia – FORBIO/UFRPE

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

MOREIRA, C. N.; LOPES FOLENA ARAÚJO, M. . Concepções de educação ambiental no curso de agronomia de uma universidade pública federal do nordeste do Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 12, n. 2, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n2.37035. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/37035. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais