Plantas medicinais utilizadas na prevenção e cura de doenças na comunidade Nossa Senhora do Livramento, Acará, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n2.49315

Resumo

o estudo foi realizado na Comunidade de Nossa Senhora do Livramento, no Município de Acará, Pará. Teve como objetivo fazer o levantamento etnobotânico das plantas medicinais utilizadas pelos moradores da comunidade Nossa Senhora do Livramento. As colaboradoras foram selecionadas por uma abordagem não probabilística “bola de neve” e para a coleta dos dados aplicou-se um questionário semiestruturado. O estudo contou com 12 participantes do gênero feminino, entre 40 e 74 anos de idade. O chá das folhas foi a principal forma de preparo dos remédios caseiros e as espécies Óleo elétrico, Barbatimão e Comida de jabuti apresentaram os maiores valores concordância de uso principal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto I da Universidade Federal do Pará, curso de Licenciatura Educação do Campo-Ciências Naturais. Possui experiência na área de Animal, com ênfase em Ciências Biológicas, Etnobotânica, Virologia e Biologia Molecular

Silviene, Universidade Federal do Pará

Graduanda do Curso de Educação do Campo, Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, Pará.

Anderson Soares da Cruz Cruz, Universidade Federal do Pará

Graduando do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, UFPA, Campus de Abaetetuba, Pará.

Joelson Balieiro Leal Leal, Universidade Federal do Pará

Graduando do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, UFPA, Campus de Abaetetuba, Pará

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

DE SOUSA, R. L. de S.; SILVIENE DOS SANTOS MESQUITA; CRUZ, A. S. da C.; LEAL, J. B. L. Plantas medicinais utilizadas na prevenção e cura de doenças na comunidade Nossa Senhora do Livramento, Acará, Pará. Gaia Scientia, [S. l.], v. 14, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n2.49315. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/49315. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais