Saberes da medicina popular sobre recursos vegetais em três municípios ao longo do Rio Paraguai, Mato Grosso, Brasil

  • Francimayre Aparecida Pereira de Jesus Jesus Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Claumir Cesar Muniz Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT
  • Maria Antonia Carniello Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT

Resumo

O estudo teve como objetivo registrar as espécies vegetais conhecidas e utilizadas como medicinais por populações locais ao longo do rio Paraguai, em três municípios mato-grossense. A técnica utilizada para reunir os interlocutores desta pesquisa foi Snowbal. Os materiais botânicos citados foram fotografados, coletados, tratados e herborizados de acordo com as recomendações do IBGE. Para a análise foi utilizado o índice de Importância Relativa (IR) de uma planta medicinal para a população local. Foram entrevistados 17 interlocutores que citaram 61 espécies, pertencentes a 33 famílias, destacando Fabaceae, Bignoniaceae e Lamiaceae. Hymenaea courbaril L. (Jatobá), foi a espécie que apresentou maior valor de Importância Relativa (IR=2), Triplaris americana L. (novateiro) foi a única espécie indicada pelos interlocutores para prevenção e tratamento de câncer de próstata, atributo não registrado na literatura com ação preventiva desta espécie,
destacando um conhecimento local sobre o uso do novateiro. Os resultados no seu conjunto, ressaltam a importância de estudos etnobotânicos pelos quais é possível conhecer o uso de espécies vegetais, todo conhecimento agregado e sugerir perspectivas de manutenção dos saberes e as respectivas populações.

Publicado
2020-03-31
Como Citar
JESUS, F. A. P. DE J.; CLAUMIR CESAR MUNIZ; MARIA ANTONIA CARNIELLO. Saberes da medicina popular sobre recursos vegetais em três municípios ao longo do Rio Paraguai, Mato Grosso, Brasil. Gaia Scientia, v. 14, n. 1, 31 mar. 2020.
Seção
Ciências Ambientais