Guildas tróficas de aves em fitofisionomias distintas associadas à Mata Atlântica na Floresta Nacional de Ibura, Nordeste do Brasil

Gremios de aves del bosque nacional de Ibura

Autores

  • Helon Simôes Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Caroline Silva dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Raone Beltrão-Mendes Universidade Federal de Sergipe
  • Patrício da Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • Juan Ruiz-Esparza Universidade Federal de Sergipe
  • Stephen F. Ferrari Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2021v15n1.51120

Resumo

O processo de fragmentação da Mata Atlântica pode levar ao declínio de muitas espécies, porém, pode beneficiar espécies generalistas que se adaptem melhor a ambientes abertos. O presente estudo investigou a influência de três fitofisionomias (Mata Atlântica sazonal semidecídua, plantações de eucalipto e campos abertos) nas guildas tróficas de aves da Floresta Nacional de Ibura (Sergipe, nordeste do Brasil). Os dados foram coletados entre agosto de 2012 e maio de 2013, usando listas de MacKinnon, em amostragens quinzenais de três dias. Foram registradas 91 espécies, sendo as guildas dos onívoros, insetívoros e carnívoros as mais comuns. A área de Mata Atlântica teve menor riqueza de espécies de aves nas guildas tróficas. Os frugívoros não se associaram à floresta nativa, o que pode estar relacionado a impactos antropogênicos locais associados à exploração de recursos naturais, resultando em maior riqueza de espécies no plantio de eucalipto e em campo aberto. Os resultados do presente estudo reforçam o potencial da Floresta Nacional de Ibura para a conservação da avifauna local. No entanto, destaca a necessidade da implementação de medidas de manejo da vegetação natural e esforços concretos para a conservação da avifauna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-15 — Atualizado em 2021-05-03

Versões

Como Citar

SIMÔES OLIVEIRA, H.; SILVA DOS SANTOS , C. . . . . . . . . . . . . .; BELTRÃO-MENDES , R. . . . . . . . . . . . . . . . . . .; DA ROCHA, P.; RUIZ-ESPARZA, J.; F. FERRARI, S. Guildas tróficas de aves em fitofisionomias distintas associadas à Mata Atlântica na Floresta Nacional de Ibura, Nordeste do Brasil: Gremios de aves del bosque nacional de Ibura. Gaia Scientia, [S. l.], v. 15, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2021v15n1.51120. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/51120. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais