Aplicação da estatística descritiva: análise da precipitação pluviométrica no município de Canavieiras, BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n3.51721

Resumo

A estatística descritiva é o ramo da estatística que visa sumarizar e descrever qualquer conjunto de dados, em outras palavras, está preocupado em sintetizar os dados. A presente pesquisa tem como objeto a análise da variabilidade pluviométrica mensal e interanual no município de Canavieiras, localizado no litoral Sul do Estado da Bahia, a partir de série histórica (2005 a 2018) associado com as técnicas de estatística descritiva, com o auxílio do software gratuito BioEstat versão 5.3. Os dados pluviométricos foram extraídos do Portal Hidroweb integrante do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), do qual a Agência Nacional de Águas (ANA) é responsável pela coordenação. A precipitação pluviométrica é um fator importante na definição do clima de um município. Seu estudo tem grande importância devido à influência que exerce sobre as condições ambientais e socioeconômicas. Por meio dos resultados, constatou-se grande variabilidade das precipitações no que tange ao desvio em relação à média, com a quadra chuvosa concentrada nos meses de março a julho e em novembro. Foi possível comprovar que o mês de abril destacou por ter a maior variabilidade, com maior desvio padrão e segundo maior coeficiente de variação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Antonio da Silva Reis, Universidade Estadual de Santa Cruz

Formação em Administração de Empresa pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Servidor Público Federal do Instituto Federal da BAhia (IFBA). Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Liri Lima Pereira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2018-2021). Extensionista do projeto "Marisqueiras de Celulóide" vinculado ao Departamento de Letras e Artes - DLA - da UESC (2018-2019). Bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2013-2017). Extensionista do programa de Direitos Humanos e Fundamentais vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas - DCIJUR - da UESC (2013). Tutora do curso de extensão "Formação de atores sociais para atuação em Sistemas de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente - SGDCA de Itabuna/BA e Ilhéus/BA" vinculado ao Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas - CEPECH (2013). Coordenadora Geral do Centro Acadêmico João Mangabeira - CAJAM - gestão 2014/2015 no curso de Direito. Mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidades Estadual de Santa Cruz.

Franco Dani Rico Amado, UNIVERSIDADES ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1999), mestrado e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002 e 2006). Pós doutorado no Laboratório de Corrosão e Reciclagem de Materiais - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e no Department of Engineering and Innovation na The Open University - Inglaterra (2015). Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus - BA. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros, Aplicações. Atua principalmente nos seguintes temas: membranas, eletrodiálise, polímeros condutores, compósitos com fibras vegetais e corrosão. Também é fundador (março de 2010) e coordenador do Laboratório de Materiais e Meio Ambiente (Lamma) da UESC.

Juliana Stracieri, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2010), Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2012) e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Foi Professora Adjunto da Universidade Estadual de Maringá entre 2015 e 2018. Atualmente é Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biotecnologia, Fitossanidade, Fruticultura, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Gerson dos Santos Lisboa, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possuo graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro Oeste, PR (2006), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro Oeste, PR (2009), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, RS (2014). Atuei como Professor contratado sob o regime CLT (2004-2007) no Colégio Florestal de Irati nos seguintes Cursos: Técnico Florestal, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho. Tenho experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, Sensoriamento Remoto, GIS, Fotointerpretação. Lecionei as seguintes disciplinas (Nível Técnico): Topografia, Tecnologia e Industrialização da Madeira, Importância da Evapotranspiração no Ciclo Hidrológico, Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira, Técnicas de Educação Ambiental, Sistema de Gestão Ambiental, Estudos de Impacto Ambiental, Desenho Técnico, Sociologia, Matemática Financeira, Estatística Aplicada ao Manejo Florestal, Informática Aplicada, Agroecologia Rural, Técnicas de Prevenção e Combate a Sinistros, Ergonomia, Produtos Florestais Não Madeiráveis, Incêndios Florestais. Atuei como Gerente Florestal nas Áreas de Manejo Florestal, Silvicultura, Colheita, Manutenção de Estradas,Transporte Florestal e Planejamento (2008-2009). Faço parte do Conselho Editorial da Revista Ambiência, do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro, como Avaliador/Revisor, desde 25 de outubro de 2010 e da Revista Amazonian Journal of Agrucultural and Environmental Sciences da Universidade Federal Rural do Amazonas, desde janeiro de 2013. Tenho experiência na área de Geotecnologias e Manejo Florestal. Fui professor Adjunto II na Área de Manejo Florestal na Universidade Federal do Piauí, no Curso de Engenharia Florestal, onde Lecionei as disciplinas de Dendrometria, Inventário Florestal, Manejo Florestal, Sensoriamento Remoto e Análise de Regressão Aplicado a Ciências Agrárias no Programa de Pós Graduação em Fitotecnia nível de Mestrado. Atualmente sou professor Adjunto II na Área de Manejo Florestal na Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Jorge Amado, Itabuna, BA. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biossistemas da Universidade Federal do Sul da Bahia, onde atua nas áreas de Sensoriamento Remoto, Modelagem e Simulação Florestal, Crescimento e Produção Florestal e Estatística.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

REIS, F. A. da S. R.; PEREIRA, L. L. .; AMADO, F. D. R. A.; STRACIERI, J. S.; LISBOA, G. dos S. L. Aplicação da estatística descritiva: análise da precipitação pluviométrica no município de Canavieiras, BA. Gaia Scientia, [S. l.], v. 14, n. 3, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n3.51721. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/51721. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais