Índice de satisfação da limpeza urbana na zona urbana de Pau dos Ferros/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n3.52723

Resumo

O processo de urbanização tem se intensificado devido o crescimento econômico e inserção social que propiciaram a ocupação desenfreada e não planejada. Com o aumento no consumo e na geração dos resíduos sólidos se estabeleceu um cenário preocupante quanto sua destinação e disposição. Diante esse contexto, o presente trabalho propõe a análise do Índice de Satisfação de Limpeza Urbana como uma ferramenta norteadora para gerenciamento deste serviço no município de Pau dos Ferros- RN. Aplicou-se 398 questionários em 17 bairros diferentes, em uma pesquisa de opinião quanto à frequência de coleta e limpeza urbana. Estipulou-se pesos nas alternativas de acordo com a relevância e com o uso de média ponderada e delimitou-se o índice geral e por bairro. Os resultados apontam que 70,6 % dos bairros possuem o nível baixo de satisfação e 29,4 % classificaram como média satisfação, onde se destacam com maior e menor valor, respectivamente, João Catingueira e Beira Rio. O índice de satisfação demonstrou que o sistema de limpeza urbana se apresenta predominantemente com indicadores que variam entre médio e baixo desempenho. Esse cenário difere das principais zonas urbanas brasileira, onde áreas mais centrais acabam sendo mais assistidas pelo poder público, o que não foi possível verificar no município de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Tássia da Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Atualmente é estagiária da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros e tecnico administrativo - Secretaria de Educação da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade compartilhada, isopet, isolamento térmico, saneamento e escassez hídrica.

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Engenharia Agrícola & Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2006-2010); Especialista em Licenciamento Ambiental em Petróleo e Gás Onshore pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2011-2013); Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2011-2013); Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2013-2016). Atualmente é Professor Adjunto C da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental & Sanitária; Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura da UFERSA. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, com ênfase em Engenharia e Manejo de Água e Solo; Geociências; Recursos Hídricos e Ambientais, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas de Pesquisa e Extensão universitária: Manejo e conservação de água e solo; Licenciamento Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Modelagem ambiental e Mitigação e Controle Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Bruna Monallize Duarte Moura, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engenheira Civil e Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido com Graduação Sanduíche na Marshall University (West Virginia, USA). Especialista em Engenharia Ambiental pelo Instituto Prominas, Possui graduação Sanduíche em Engenharia Civil (2017, Marshall University, USA) e Ciência e Tecnologia (2015) pela Universidade Federal. Atualmente atua como Professora Auxiliar na UFERSA, ministrando as disciplinas de Instalações Hidrossanitárias, Topografia e Saneamento Ambiental.

Alana Ticiane Alves do Rêgo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciência e Tecnologia (2013 - 2018) e em Engenharia Ambiental e Sanitária (2018 - 2020) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN - UERN). Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS - UFERSA). Seus interesses em pesquisa incluem: Recursos Hídricos, Percepção Ambiental, Saneamento Ambiental e Geoprocessamento.

Rafael Silva de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Atualmente é aluno do curso de Geografia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2017). Participou projeto Geografia escolar: cultura, cidadania e formação docente pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado ao curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participou como professor voluntário no projeto de extensão Cursinho Popular Emancipa vinculado ao departamento de comunicação social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS - UFERSA). Integrante do projeto de fluxo contínuo A rede de lugares turísticos do litoral norte do polo costa das dunas em andamento desenvolvido pelo Laboratório de Geografia Humana (LAGHUM) e pelo Grupo de Estudos em Geografia Urbana e Econômica (GEGUE) do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). participa do projeto de extensão Tecendo Redes de Cidadania do Curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Antônio Batista de Queiroz Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Atualmente é aluno do curso Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Francisco Soares Roque, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Atualmente é aluno do curso Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS). Atualmente é funcionário público da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros - RN. Tem experiência em Engenharia Sanitária.

Samilly Brito Nobre, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Bacharela em ciência e tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, acadêmica no curso de bacharelado em engenharia civil pela mesma universidade, possuindo vínculo de estágio na área de saneamento. A mesma faz parte do projeto de extensão ."Empreendedorismo social e negócios de impactos sociais" que trabalha direcionado a atividades de interesse social na região do Alto Oeste Potiguar.

Helves Clerverton Guerra Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Atualmente é aluno do curso Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e estagiário da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros. Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos temas: Recursos Hídricos, Percepção Ambiental, Saneamento Ambiental e arborização urbana.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

DA COSTA, T. T.; MEDEIROS BEZERRA, J.; MONALLIZE DUARTE MOURA, B.; TICIANE ALVES DO RÊGO, A.; SILVA DE SOUZA, R.; BATISTA DE QUEIROZ JÚNIOR, A.; SOARES ROQUE, F.; BRITO NOBRE, S.; CLERVERTON GUERRA COSTA, H. Índice de satisfação da limpeza urbana na zona urbana de Pau dos Ferros/RN. Gaia Scientia, [S. l.], v. 14, n. 3, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n3.52723. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/52723. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais