Tolerância ao glifosato e resistência a antibióticos em bactérias gram negativas isoladas de solos de diferentes sistemas de manejo agrícola no Ceará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2021v15n2.53654

Resumo

O Brasil está entre os maiores consumidores de pesticidas do mundo e o glifosato (GLI) é um dos herbicidas mais comercializados no país. Estudos mostraram que microrganismos expostos a pesticidas sofrem pressão seletiva, desenvolvendo tolerância a pesticidas e resistência a antibióticos (ABs), fenômeno conhecido como “resistência cruzada”. Este trabalho objetivou avaliar a tolerância ao GLI e resistência a ABs em bactérias isoladas de diferentes sistemas agrícolas do Ceará, Brasil. As bactérias Gram negativas isoladas no sistema agroflorestal (S1), convencional (S2) e solo sem cultivo (S3) foram cultivadas na presença de 1,6% do ácido GLI. Foram isoladas 58 cepas. Os solos S1 e S2 apresentaram várias cepas multirresistentes a drogas (MRD), sendo a maioria resistente à ampicilina. Apesar da detecção de pequena porcentagem de cepas resistentes ao ertapenem (33%, solo S1), a presença delas foi preocupante, visto que as Carbapenemas são usadas para o tratamento de casos clínicos envolvendo bactérias MRD, que não são comuns fora do ambiente hospitalar. Stenotrophomonas maltophilia (solo S2) apresentou resistência a 6 dos 8 ABs testados e foi identificada por espectrometria de massas MALDI-TOF, sendo encontrada como uma das espécies oportunistas mais comuns em UTIs de hospitais do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Vítor Ferreira de Oliveira , Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará

Oscarina Viana de Sousa , Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Álef Vasconcelos Ribeiro , Universidade Federal do Ceará

Bacharel em ciências ambientais pela Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

VÍTOR FERREIRA DE OLIVEIRA , R.; BORGES COUTINHO GALLO, M.; VIANA DE SOUSA , O.; VASCONCELOS RIBEIRO , Álef .; SALATA LIMA , T.; GOMES LIMA , C.; PAULO ANDRADE SILVA, V.; FERREIRA CARNEIRO, F.; RODRIGUES FILHO, Édson; DE ANDRADE NOBRE, C. Tolerância ao glifosato e resistência a antibióticos em bactérias gram negativas isoladas de solos de diferentes sistemas de manejo agrícola no Ceará, Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 15, n. 2, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2021v15n2.53654. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/53654. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais