Eu sei se a cobra tem veneno ou não, olhando o corpo do bicho: conhecimento ecológico local de garimpeiros e ex-garimpeiros sobre a fauna de serpentes em uma área rural de Roraima

Autores

  • Karla Janine Rodrigues Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima
  • Marcos José Salgado Vital
  • Alessandra Rufino Santos
  • Arlene Oliveira Souza

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2021v15n1.56346

Resumo

A valorização do Conhecimento Ecológico Local é uma alternativa importante para promover a conservação da biodiversidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento ecológico local de garimpeiros e ex-garimpeiros sobre as espécies de serpentes mais comuns no contexto local e aspectos ecológicos desses animais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, conversas informais e lista livre, os dados foram analisados a partir da Frequência Relativa de Citação, Regressão Linear Múltipla e Nível de Fidelidade (FL). As espécies mais comuns foram a Falsa Jararaca (Leptodeira annulata) (FR = 0,94) e Jiboia (Boa constrictor) (FR = 0,89). De maneira geral, constatou-se que os garimpeiros e ex-garimpeiros. Porém, observou-se que as pessoas utilizam caracteres relacionados à forma corporal para diferenciar uma serpente peçonhenta de uma sem peçonha que não são plenamente corretos e confiáveis e podem gerar equívocos. Alguns depoimentos levam ao entendimento que esses equívocos podem resultar na morte indiscriminada de algumas espécies de serpentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Janine Rodrigues, Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima

Bacharel em Ciências Biológicas, mestranda do Programa de Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima.

Downloads

Publicado

2021-04-15 — Atualizado em 2021-05-03

Versões

Como Citar

RODRIGUES, K. J.; VITAL, M. J. S.; SANTOS, A. R. .; SOUZA, A. O. . Eu sei se a cobra tem veneno ou não, olhando o corpo do bicho: conhecimento ecológico local de garimpeiros e ex-garimpeiros sobre a fauna de serpentes em uma área rural de Roraima. Gaia Scientia, [S. l.], v. 15, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2021v15n1.56346. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/56346. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais