Conhecimento e percepção ambiental sobre a herpetologia de alunos do semiárido paraibano

Autores

  • Maria Eduarda de Araújo Almeida Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Ciências Florestais, Patos, Paraíba
  • José Lucas dos Santos Oliveira Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba
  • Juliana Delfino de Sousa Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, Patos, Paraíba
  • Marcelo Nogueira de Carvalho Kokubum Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, Patos, Paraíba
  • Edevaldo Silva Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas http://orcid.org/0000-0002-8245-3438

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n1.61478

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental de alunos da educação básica de uma escola pública na cidade de Patos, Paraíba, em relação aos anfíbios e répteis e conhecer os principais mitos e crenças culturais dos alunos a respeito da herpetofauna da sua região. Foram aplicados questionários aos alunos do ensino fundamental (EF - 8° e 9° anos) e médio (EM - 3º ano). Em geral, boa parte dos alunos não conseguiram identificar os animais pertencentes ao grupo dos anfíbios e dos répteis, com menor conhecimento para os alunos do EF (5,9%). Algumas crenças e mitos relacionados a esses animais ainda são frequentes, tais como “Urina de sapo dá cobreiro, podendo até causar cegueira” (85,7%) e “Rã é a fêmea do sapo” (53,3%). Os alunos reportaram atitudes neutras ou negativas (como nojo e medo), principalmente, para cobras e sapos. As atitudes positivas foram expressas por menos que 13% dos alunos para a cobras, sapos e cágados. Essas atitudes sugerem que há lacunas sobre o ensino da herpetofauna no ambiente escolar, onde o ensino transdisciplinar propiciado pela Educação Ambiental pode despertar os alunos para percepções mais positivas sobre esses animais. 

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Publicado

2022-07-19

Como Citar

ALMEIDA, M. E. de A.; OLIVEIRA, J. L. dos S.; SOUSA, J. D. de; KOKUBUM, M. N. de C.; SILVA, E. Conhecimento e percepção ambiental sobre a herpetologia de alunos do semiárido paraibano. Gaia Scientia, [S. l.], v. 16, n. 1, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n1.61478. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/61478. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais