Análise de viabilidade para implantação de um sistema eletrogerador heliotérmico no município de Petrolina, Pernambuco, com base em matriz esforço - impacto

Autores

  • Luís Roberto Cavalcanti da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Fernando Leite Nunes da Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Neide da Cruz Gonzaga Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Nilton Silva de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ricardo Brauer Vigoderis Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n1.61661

Resumo

Considerando a crescente demanda energética mundial, aliada aos impactos ambientais causados pela dependência de combustíveis fósseis, responsáveis pelo aquecimento global e as mudanças climáticas, faz-se necessário a implementação de fontes limpas de energia para mitigar tais danos. Além disso, a energia hidráulica se destaca na matriz energética brasileira e, apesar de ser considerada limpa, gera impactos devido à área de inundação. Como agravante, as crises energéticas brasileiras motivam o acionamento de usinas termelétricas, mais onerosas e poluentes. Assim, há um desafio em transformar o sistema energético, tornando-o mais sustentável. Neste contexto, as fontes de energia renováveis apresentam grande potencial para diversificação energética nacional, devendo, assim, serem mais exploradas, como a energia solar, fonte energética limpa e renovável, que pode ser utilizada com painéis fotovoltaicos ou em concentrados heliotérmicos. Dessa forma, considerando a incidência solar em grande parte do território brasileiro, o objetivo deste estudo é simular o potencial de instalação de uma planta heliotérmica no município de Petrolina-PE, utilizando a matriz esforço por impacto como metodologia, a qual aponta invalidade, com o aumento do esforço, e viabilidade, com o aumento do impacto. Nesse sentido, observou-se grande potencial para implantação de uma planta heliotérmica numa vasta região do território do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

CAVALCANTI DA SILVA, L. R.; LEITE NUNES DA COSTA, F. .; DA CRUZ GONZAGA, N. .; SILVA DE SOUZA, J. N. .; BRAUER VIGODERIS, R. . Análise de viabilidade para implantação de um sistema eletrogerador heliotérmico no município de Petrolina, Pernambuco, com base em matriz esforço - impacto. Gaia Scientia, [S. l.], v. 16, n. 1, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n1.61661. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/61661. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais