Atualização da Categorização do Risco de Extinção e Modelagem de Nicho Ecológico da Espécie Anthurium bromelicola Mayo & L.P.Félix

Autores

  • Lara Fabian Rodrigues de Jesus Universidade Federal de Sergipe
  • Daniel Oliveira Reis Universidade Federal de Sergipe
  • Juliano Ricardo Fabricante

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2023v17n2.66044

Resumo

O táxon Anthurium bromelicola Mayo & L.P.Félix está atualmente categorizado como “Quase ameaçado”, contudo, a elevada pressão antrópica sobre seu habitat exige atualização da sua categorização. O presente estudo objetivou realizar a atualização da categorização do risco de extinção de A. bromelicola para o Brasil. Além disso, objetivou a realização da modelagem de nicho ecológico para Caatinga e Mata Atlântica nordestina, visando identificar áreas potenciais a sua ocorrência. Foram coletados pontos georreferenciados da espécie nas bases de dados online speciesLink, Global Biodiversity Information Facility (GBIF) e em trabalhos científicos. A recategorização foi realizada através do site Geospatial Cooonservation Assessment Tool (GeoCAT). Estes foram utilizados na realização da modelagem de nicho ecológico. As variáveis bioclimáticas de temperatura e precipitação foram obtidas no WorldClim 2.0. A modelagem foi realizada no pacote Biomod2 em ambiente R e o mapa foi confeccionado no software QGIS. A espécie A. bromelicola teve sua categorização atualizada para “Em perigo” devido sua área de ocupação de 84 Km2 e em razão das condições de conservação das suas localidades de ocorrência. O táxon apresentou alta susceptibilidade de ocorrência em regiões da Bahia, Pernambuco e Alagoas em sítios de Caatinga e Mata Atlântica e em algumas unidades de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

RODRIGUES DE JESUS, L. F.; OLIVEIRA REIS, D.; RICARDO FABRICANTE, J. Atualização da Categorização do Risco de Extinção e Modelagem de Nicho Ecológico da Espécie Anthurium bromelicola Mayo & L.P.Félix. Gaia Scientia, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 20–31, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2023v17n2.66044. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/66044. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais