Atitudes em relação às mudanças climáticas: uma revisão sistemática com análise bibliométrica da literatura

Autores

  • Mayara Gomes da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Ruthe Gomes da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Leonardo Ferreira da Silva Neto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Isabella Leandra Silva Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2023v17n4.67029

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar como as atitudes frente às mudanças climáticas estão sendo abordadas em publicações científicas sobre a temática. Para tanto, realizamos uma revisão sistemática com análise bibliométrica na base de dados Scopus (2018 a 2022). Foram selecionados 55 artigos científicos. Para a análise bibliométrica, foram utilizados os softwares Microsoft Office Excel e VOSviewer. Os estudos foram sistematizados em cinco categorias: a) Percepção e atitudes relacionadas às mudanças do clima; b) Atitudes em relação às mudanças do clima no contexto da agricultura; c) Orientação política e atitudes em relação às mudanças climáticas; d) Crenças e atitudes referentes às mudanças climáticas; e, e) Atitudes em relação às mudanças climáticas no âmbito da educação. Os resultados apontaram uma maior concentração de estudos nas áreas de ciências ambientais, sociais, da terra e planetárias. Além disso, os índices de publicações por países evidenciaram o debate ainda incipiente no contexto brasileiro sobre a temática. Os estudos sobre as atitudes têm contribuído para a compreensão das percepções de risco climático, dos impactos psicossociais das alterações do clima e das barreiras psicológicas relacionadas às ações climáticas, sendo a educação um dos caminhos necessários de intervenção social e mudanças de atitudes relacionadas às alterações climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB); Psicóloga em Formação (UFPB) Mestra em Ensino de Ciências/Biologia - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba (PPGECM/UEPB); Especialista em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar (UEPB); Graduada em Ciências Biológicas (UEPB).

Maria Ruthe Gomes da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência na Universidade Federal da Bahia; Mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual da Bahia; Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Campina Grande. 

Leonardo Ferreira da Silva Neto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Graduando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Isabella Leandra Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre e Doutoranda em Psicologia Social - Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

SILVA, M. G. da; MARIA RUTHE GOMES DA SILVA; LEONARDO FERREIRA DA SILVA NETO; ISABELLA LEANDRA SILVA SANTOS. Atitudes em relação às mudanças climáticas: uma revisão sistemática com análise bibliométrica da literatura. Gaia Scientia, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 1–18, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2023v17n4.67029. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/67029. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais