Percepção ambiental de estudantes residentes no entorno de uma área de proteção ambiental: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2024v18n1.71258

Resumo

Este estudo investigou a percepção ambiental de estudantes do ensino médio em uma escola pública, com foco na importância de áreas de proteção ambiental e da biodiversidade marinha. Inicialmente, apesar de estarem próximos a um ambiente ecologicamente importante, os estudantes não demonstraram uma compreensão clara sobre a relevância da preservação ambiental. No entanto, ao longo do estudo, observou-se uma mudança positiva na percepção dos estudantes, atribuída às atividades de educação ambiental, como oficinas, trilhas interpretativas e aulas laboratoriais. Essas iniciativas foram fundamentais para que os alunos desenvolvessem uma compreensão mais profunda e passassem a valorizar mais o meio ambiente local. O estudo concluiu que a educação ambiental teve um papel crucial na transformação das atitudes e comportamentos dos estudantes, destacando a importância da biodiversidade e das práticas sustentáveis.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

DELGADO MELO, Marlon; ARAÚJO DO AMARAL CARNEIRO, Marcella; DE OLIVEIRA FERNANDES, Felipe; MARINHO SORIANO, Eliane. Percepção ambiental de estudantes residentes no entorno de uma área de proteção ambiental: um estudo de caso. Gaia Scientia, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 74–88, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2024v18n1.71258. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/71258. Acesso em: 12 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Ambientais