Percepção ambiental de estudantes residentes no entorno de uma área de proteção ambiental: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2024v18n1.71258Resumo
Este estudo investigou a percepção ambiental de estudantes do ensino médio em uma escola pública, com foco na importância de áreas de proteção ambiental e da biodiversidade marinha. Inicialmente, apesar de estarem próximos a um ambiente ecologicamente importante, os estudantes não demonstraram uma compreensão clara sobre a relevância da preservação ambiental. No entanto, ao longo do estudo, observou-se uma mudança positiva na percepção dos estudantes, atribuída às atividades de educação ambiental, como oficinas, trilhas interpretativas e aulas laboratoriais. Essas iniciativas foram fundamentais para que os alunos desenvolvessem uma compreensão mais profunda e passassem a valorizar mais o meio ambiente local. O estudo concluiu que a educação ambiental teve um papel crucial na transformação das atitudes e comportamentos dos estudantes, destacando a importância da biodiversidade e das práticas sustentáveis.



