ROMPENDO BARREIRAS, CONQUISTANDO ESPAÇOS: O MOVIMENTO FEMINISTA NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Autores

  • Melissa Rhênia Barbosa Espínola Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento - CESED / Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA
  • Estephany Ramos Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento - CESED / Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA

Palavras-chave:

Mulher. Conquistas. Direitos. Igualdade

Resumo

Os movimentos feministas ao longo da história lutaram por igualdade e pela consolidação dos direitos da mulher, para que isso ocorresse se fez necessário romper com a imagem da mulher subordinada, que estava intrínseca a uma sociedade patriarcal.As mulheres mudaram de condição social e passaram a ocupar espaços na sociedade que até então eram considerados masculinos. Elas invadiram as esferas política e econômica, reafirmando seu papel de fundamental importância na sociedade como um todo, e tiveram os direitos pelos quais tanto batalharam assegurados pela Constituição Federal de 1988 e outras leis específicas, mas esses direitos não são totalmente respeitados na prática. Com a finalidade de proporcionar um maior conhecimento acerca do árduo processo de conquistas de direitos e a concretização destes, sugerimos analisar: Como se desencadearam os processos que asseguram os direitos da mulher pela Constituição Federal de 1988? A partir disso, desenvolvemos como objetivos deste trabalho: analisar os resultados dessa luta e as transformações que ocorreram no modo de pensar e de se expressar da mulher durante esses anos, reafirmar os direitos obtidos e concretizados na legislação brasileira e propor uma melhor aplicabilidade destes. Como metodologia aplicada a este trabalho, desenvolvemos uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos, e bibliográfica quanto aos procedimentos. O método utilizado foi o dedutivo e a técnica utilizada foi a revisão bibliográfica, também utilizamos métodos auxiliares numa pesquisa histórica e comparativa. As análises estabelecidas no trabalho demonstraram que apesar do movimento feminista ter lutado ferozmente para que a mulher conquistasse seu lugar na sociedade, ainda existe um preconceito gritante em relação a este movimento. Não obstante, é indubitável o fato de que os direitos conquistados pela mulher precisam ser realmente concretizados e que a luta das mulheres irá continuar até que se alcance o ideal de igualdade expresso na Constituição Federal de 1988.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Rhênia Barbosa Espínola, Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento - CESED / Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA

Estudante do 4º período de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Penal e Direitos Humanos.

Estephany Ramos, Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento - CESED / Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA

Estudante do 4º Período de Direito e estagiária na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem-CG

Referências

ÁVILA, Maria Betânia. Questões sobre o feminismo, sujeito político e democracia. Recife, Pernambuco: SOS CORPO Instituto Feminista para a Democracia e SNMT/CUT. julho 2004. P. 1-12.

CAIS, Cleide Previtalli. O Processo tributário. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais. 2011. P. 56.

GOULART, Michel. 25 conquistas históricas das mulheres no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2013.

LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. P. 216-257.

LOBO, Elizabete Souza. Mulheres, feminismo e novas praticas sociais. Porto Alegre: Revista de Ciências Sociais , v. 1, n. 2, 1987. P. 50.

LUZ, M.T. O lar e a maternidade: instituições políticas. In:_________. (Org.). O lugar da mulher (estudos sobre a condição feminina na sociedade atual), 1.Rio de Janeiro: Graal, 1982. P. 9-31.

ROSSETI-FERREIRA, M.C. Sob o signo da mudança: a mulher do século 21. Folha de S. Paulo, São Paulo, Folha Ribeirão Especial 1. 8 março. 2001, P.9.

Publicado

2014-03-24

Como Citar

ESPÍNOLA, M. R. B.; RAMOS, E. ROMPENDO BARREIRAS, CONQUISTANDO ESPAÇOS: O MOVIMENTO FEMINISTA NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Gênero & Direito, [S. l.], v. 3, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/17288. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre