Curso de Educação em Direitos Humanos: Promovendo a Cidadania por uma proposta dialógica
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre um curso de educação em Direitos Humanos no âmbito da implementação de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, analisando sua prática e as reformulações ao longo do processo a partir do aporte teórico de Paulo Freire e da compreensão da categoria de gênero como fundamental na interação entre sujeitos sociais. Pretende-se demonstrar as aproximações do curso com a proposta da pedagogia libertadora freireana, contextualizá-lo no marco dos avanços do feminismo no Brasil, apresentá-lo como possibilidade de exercício da cidadania das mulheres e refletir a respeito dos desafios encontrados neste exercício e na politização dos sujeitos em nossa sociedade.Downloads
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Publicado
2014-04-16
Como Citar
MARINHO, P. A. S.; GONSALVES, E. N.; MACHADO DOS SANTOS, P. B.; GOMES, I. S. Curso de Educação em Direitos Humanos: Promovendo a Cidadania por uma proposta dialógica. Gênero & Direito, [S. l.], v. 3, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/18283. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Seção Livre