A CONQUISTA DA CIDADANIA PELAS MULHERES POLICIAIS: INCLUINDO-SE PARA PARTICIPAR E PARTICIPANDO PARA DEMOCRATIZAR

Autores

  • Geni Santos Francinelle Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas – PPGCJ/UFPB

Palavras-chave:

Participação política

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir sobre a chamada “democracia de gênero”, levada a efeito pelos movimentos feministas, partindo-se da relação existente entre a inclusão das mulheres enquanto agentes de segurança pública e o processo de consolidação democrática vivenciado pelo país, tendo como principal enfoque o trabalho enquanto força estruturante da identidade feminina, em meio à busca por espaços e a conquista de uma identidade própria das mulheres policiais, usando como fio condutor a democracia sob dois aspectos, o intercorporis, destacando-se a igualdade dos integrantes das forças policiais; e o externo, pautado na atuação diária da polícia e suas práticas para assegurar o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática. Para desenvolver o presente estudo, fez se uma revisão bibliográfica, buscando-se apoio nos Estudos de Gênero e em algumas abordagens das Teorias Feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geni Santos Francinelle, Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas – PPGCJ/UFPB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas – PPGCJ pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Área de Concentração em Direitos Humanos. Linha de Pesquisa: Gênero e Direitos Humanos.

Referências

ALMEIDA, Miguel Vale de. Senhores de si: uma interpretação Antropológica da Masculinidade. Lisboa: Edições Fim de Século, 2000.

BERNARDES, Márcia Nina. Educação em Direitos Humanos e Consolidação de uma Cultura Democrática. In: BITTAR, E. C. B.; TOSI, G. (Orgs.). Democracia e Educação em Direitos Humanos numa época de insegurança. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2008.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 5 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

D’ARAÚJO, Maria Celina. Mulheres, homossexuais e Forças Armadas no Brasil. In: CASTRO, Celso et al. (Orgs.). Nova história militar brasileira. Rio de Janeiro: FVG: Bom Texto, 2004.

DOMINGUES, José Maurício. Instituições formais, cidadania e solidariedade complexa. São Paulo: Lua Nova, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 36. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

______; MACHADO, Roberto. Microfísica do poder. 26. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008.

LEIRNER, P. de C. Meia volta volver: um estudo antropológico sobre a hierarquia militar. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.

______. O espírito militar: um antropólogo na caserna. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

LIMA, M. A. A major da PM que tirou a farda. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

MENDEZ, J. E. Problemas da violência ilegal: introdução. In: Juan E. Mendez, Guilhermo O’Donnell e Paulo Sérgio Pinheiro. Democracia, violência e injustiça: O Não-Estado de Direito da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

MOISÉS, José Álvaro. Cidadania, confiança política e instituições democráticas. In: José Álvaro Moisés e Raquel Meneguello (Org.). A desconfiança política e os seus impactos na qualidade da democracia. São Paulo: Editora Universitária de São Paulo, 2013.

______. Os significados da democracia segundo os brasileiros. In: José Álvaro Moisés e Raquel Meneguello (Org.). A desconfiança política e os seus impactos na qualidade da democracia. São Paulo: Editora Universitária de São Paulo, 2013.

MOREIRA, Rosemeri. Entre o escudo de Minerva e o manto de Penélope: a feminização da polícia Militar do Paraná, uma prática dicotomizada (1975-1980). Exame de qualificação. Universidade Estadual de Maringá, 2006.

SADER, Emir. Contexto histórico e educação em direitos humanos no Brasil: da ditadura à atualidade. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy, et al. (Orgs.). Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2010.

Publicado

2015-05-04

Como Citar

FRANCINELLE, G. S. A CONQUISTA DA CIDADANIA PELAS MULHERES POLICIAIS: INCLUINDO-SE PARA PARTICIPAR E PARTICIPANDO PARA DEMOCRATIZAR. Gênero & Direito, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/23589. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Gênero, Sexualidade e Feminismo