AS TRADIÇÕES E RUPTURAS DE "CADEIA: RELATOS SOBRE MULHERES"

Autores

  • Luna Borges Pereira Santos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Epistemologia feminista. Mulheres encarceradas. Violência.

Resumo

Trata-se de resenha do livro "Cadeia: relatos sobre mulheres", lançado recentemente. O livro retrata o itinerário carcerário e precariedade de vida de cinquenta mulheres do presídio feminino da capital. A obra representa uma inovação na pesquisa científica, pois institui rupturas em relação a tradições na produção da ciência a partir de reflexões e práticas feministas. Os elementos do livro que provocam essas rupturas são descritos e analisados na resenha, a partir do aporte teórico de obras que problematizam o caráter político do conhecimento. A obra resenhada é, portanto, de grande importância para diversas áreas, em especial para o direito e sua intersetorialidade com gênero e teorias feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luna Borges Pereira Santos, Universidade de Brasília

Graduada e Mestranda em Direito pela Universidade de Brasília

Referências

Alcoff, Linda (1991). “The problem of speaking for others”, Cultural Critique, 20 (20), 5-32 [=vol. 20, nº 20].

Diniz, Debora (2015a). Cadeia: relatos sobre mulheres. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Diniz, Debora (2015b). “Introdução. Etnografia e políticas da vida”, Didier Fassin entrevistado por Debora Diniz. Coleção Pensamento Contemporâneo, Trad. Debora Diniz, Rev. Tradução Ana Terra e Soraya Fleischer. Rio de Janeiro: EdUERJ: x-z.

Diniz, Debora; Juliana, Paiva. (2014). “Mulheres e prisão no Distrito Federal: itinerário carcerário e precariedade da vida”, Revista Brasileira de Ciências Criminais 111, 313-328 [= nº 111].

Harding, Sandra (1993). “A instabilidade das categorias analíticas na teoria feminista”, Revista de Estudos Feministas, 1(1), 7-32 [= vol. 1, nº 1].

Said, Edward (2005). “Representações do intelectual”; “Falar a verdade ao poder”, Representações do intelectual: as conferências Reith de 1993. Trad. Milton Hatoum. São Paulo: Cia das Letras, 19-36; 89-104.

Sartre, Jean-Paul (2008). Qué es la literatura?. Buenos Aires: Ed. Losada, Trad. Aurora Bernárdez.

Publicado

2015-12-23

Como Citar

SANTOS, L. B. P. AS TRADIÇÕES E RUPTURAS DE "CADEIA: RELATOS SOBRE MULHERES". Gênero & Direito, [S. l.], v. 4, n. 3, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/25981. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenha