A MULHER EMPREENDEDORA NA DIÁSPORA PELO ALGARVE

Autores

  • Elsa Cristina Vieira Universidade da Beira Interior

Palavras-chave:

empreendedorismo feminino, representação social, diáspora

Resumo

Os papéis de género têm sido fortemente estigmatizados pela identidade de homem ou mulher (Casaca,2012). Ao avaliarmos as necessidades de desenvolvimento económico de um país e a crescente procura de ações empreendedoras, estaremos a desperdiçar um potencial que tem sido, pelos diversos motivos culturais e sociais, menos explorado: a mulher no papel de empreendedora. Empreendedorismo é um conceito polissémico cada vez mais utilizado quer a nível económico, quer a nível social ou político, como gerador de desenvolvimento num país. Partindo da premissa de que empreender é uma atividade humana, entendemos que o mesmo desconstrói o conceito de género, na medida em que empreender se define como o ato livre e seguindo a proposta de Shumpeter (1934), refere-se a inovar. Neste contexto, tanto homens como mulheres são tidos em conta no seu contributo e no seu potencial criativo. Numa retrospetiva ao que tem sido o papel social da mulher, conscientizamo-nos do seu multifacetismo, uma vez que, em maioria é ela que é responsável pelas tarefas familiares e domésticas, tendo um esforço acrescido de conciliá-las com o seu trabalho remunerado. De acordo com os indicadores de entidades-chave, e.g. INE (Instituto Nacional de Estatística), OCDE (Organização para a Cooperação e para o Desenvolvimento Económico) e/ou GEM (Global Entrepreneurship Monitor), verificamos que é sob a mulher que se produz a maior taxa de desemprego. Por necessidade, cada vez mais mulheres geram uma Start-up, criando o seu próprio negócio e tornando-se empreendedoras. A região do Algarve, foco desta análise, é palco de um multiculturalismo, sendo o local do país escolhido para muitos cidadãos e cidadãs de nacionalidade estrangeira que por lá passam em férias, se mudarem para viver e sobretudo também para empreender. Existe uma comunidade de mulheres empreendedoras que, na diáspora, apostam nesta região, sendo este um outro lado da temática das migrações a explorar neste artigo. Esta é assim uma análise ao contributo da mulher no desenvolvimento económico e social de um local, região ou país, onde existem em maioria habitantes do sexo feminino e onde a conscientização da necessidade de paridade de género se coloca em premissa como uma alavanca tão fundamental, como as atividades empreendedoras o são para a crise global.

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Publicado

2016-09-30

Como Citar

VIEIRA, E. C. A MULHER EMPREENDEDORA NA DIÁSPORA PELO ALGARVE. Gênero & Direito, [S. l.], v. 5, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/30598. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Migração, Mobilidade & Direitos Humanos