DE HEALER À COMMANDO: ESTEREÓTIPOS E PAPÉIS DE GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS FEMININAS EM FINAL FANTASY XIII

Autores

  • Luisa Kaanan Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS-UMinho)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.35625

Palavras-chave:

videojogos, personagens femininas, estereótipos de gênero, papéis sociais.

Resumo

A indústria de videojogos tem 44% de seu público composto de mulheres, conforme a Entertainment Software Association (2015), mas na lista dos jogos mais vendidos há apenas uma mulher como protagonista. Este artigo busca compreender o modo como as personagens femininas são construídas e representadas no RPG Final Fantasy XIII e em que medida este processo se articula com a veiculação de estereótipos e papéis tradicionais de gênero. Os dados foram coletados a partir de 50 horas jogadas pela autora deste estudo, com apoio de sites oficiais, de fãs e do manual do jogo. A avaliação foi feita através da análise de conteúdo à luz de uma revisão bibliográfica sobre videojogos e dos estudos de gênero. O estudo apontou que as personagens femininas tendem a ser construídas a partir das categorias sexuais, refletindo estereótipos e papéis de gênero tradicionais.

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

KAANAN, L. DE HEALER À COMMANDO: ESTEREÓTIPOS E PAPÉIS DE GÊNERO NA CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS FEMININAS EM FINAL FANTASY XIII. Gênero & Direito, [S. l.], v. 6, n. 1, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.35625. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/35625. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Mídia, Gênero & Direitos Humanos