MULHERES, EMPODERAMENTO E AUTOESTIMA: A INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE MODA NA IDENTIDADE PLUS SIZE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.35626Palavras-chave:
mulheres, blogs de moda, corpo, plus size.Resumo
Os blogs de moda são espaços de transmissão e de afirmação de modelos de beleza. Aqueles voltados ao meio plus size são instrumentos de valorização da diversidade corporal e de resistência diante dos padrões estéticos dominantes nas sociedades atuais. Este artigo é resultado de uma pesquisa que buscou compreender os discursos nos blogs de moda plus size “Entre Topetes e Vinis”, do Brasil, e “GabiFresh”, dos EUA, percebendo os laços existentes entre o corpo das mulheres e a moda na promoção da identidade plus size. As conclusões ressaltam os traços discursivos mais presentes nos blogs, como o mito da beleza, a democratização da moda e a valorização da diversidade corporal. Apontam também para estes blogs como pontos de resistência diante do mainstream que fomenta determinados padrões estéticos e exclui e/ou secundariza outros, sobretudo no que concerne ao corpo das mulheres.Downloads
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