Habilidades informacionais abordadas em instrumentos de avaliação de CI

Autores

  • Camila Araújo dos Santos UNESP Marília
  • Helen Castro Silva Casarin UNESP Marília

Palavras-chave:

competência em informação, avaliação, instrumentos de avaliação

Resumo

A avaliação da competência informacional é um tema candente e pouco explorado no Brasil. Em âmbito internacional, existem instrumentos validados que são utilizados em larga escala para verificar a competência em informação de indivíduos em diferentes contextos. Os resultados da aplicação deste instrumentos servem como um diagnóstico para o planejamento e aplicação de atividades de formação da competência informacional pelos bibliotecários e professores. Realizou-se uma análise de quatro instrumentos internacionais: o Beile Test of Information Literacy for Education – B-TILED da University of Central Florida, o instrumento do Working Group on Library Instruction of the Subcommittee on Libraries of the Conference of Rectors and Principals of Quebec Universities – CREPUQ do Canadá, o Information Competency Proficiency Exam do projeto Bay Area Community Colleges Information Competency Assessment Project e o instrumento da universidade St. Olaf College The First Year Information Literacy in the Liberal Arts Assessment (FYILLAA) Project. Neste artigo serão apresentados os resultados referentes às habilidades informacionais abordadas nestes instrumentos. Verificou-se que os instrumentos analisados focaram as habilidades relativas à identificação dos termos da necessidade informacional, à elaboração e construção de estratégias de buscas disponíveis no parâmetro dois da Association of College and Research Libraries (ACRL); diferenciação de fontes (parâmetro um); avaliação e seleção das fontes informacionais e seleção das informações do tema pesquisado (parâmetro três); e, por fim, as habilidades ligadas à questão do plágio (parâmetro cinco). O parâmetro quatro que está voltado à comunicação de informações não foi abordado pelos instrumentos. As questões de múltipla-escolha foram as mais recorrentes em todos os instrumentos analisados. Concluiu-se que há uma preocupação dos responsáveis pela elaboração dos instrumentos analisados com aspectos mais tradicionais de formação de usuários e com os aspectos técnicos da competência em informação em detrimento dos aspectos éticos e estéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Araújo dos Santos, UNESP Marília

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Campus Marília, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus Marília, Brasil.

Helen Castro Silva Casarin, UNESP Marília

Doutora em Estudos Literários e Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus Marília, Brasil. Pesquisadora CNPq nível 2.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Santos, C. A. dos, & Casarin, H. C. S. (2014). Habilidades informacionais abordadas em instrumentos de avaliação de CI. Informação &Amp; Sociedade, 24(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/16501

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa