A ligação de entidades como uma etapa para a recuperação semântica da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.47342

Resumo

Discorre sobre a ligação de entidades como uma etapa primordial para a recuperação semântica da informação, por meio da análise da aplicação do software DBpedia Spotlight em textos descritivos de selos postais. A metodologia consiste em pesquisa exploratória quanto aos objetivos, bibliográfica e estudo de caso quanto aos meios. O estudo de caso explora a aplicação do software em textos descritivos em linguagem natural para reconhecimento de entidades nomeadas e ligação de entidades à base de conhecimento da DBpedia. A pesquisa revela a potencialidade do uso do software para criação de bases de conhecimento especializadas e interconectadas por meio dos dados originados da Wikipédia. Conclui-se que a ligação de entidades é uma etapa importante para a recuperação semântica de objetos que apresentam em sua descrição textual entidades retratadas na enciclopédia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diego Andres Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação. Professor no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo Imago e Humanidades Digitais.

Vinícius Cabral Accioly Bezerra

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco.

Renato Fernandes Corrêa

Doutor em Ciência da Computação. Professor no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2020-05-26

Como Citar

Salcedo, D. A., Bezerra, V. C. A., & Corrêa, R. F. (2020). A ligação de entidades como uma etapa para a recuperação semântica da informação. Informação &Amp; Sociedade, 30(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.47342

Edição

Seção

Artigos de Revisão