A Biopolítica nos Arquivos: vigilância e risco

Surveillance and risk

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.54032

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa teórica sobre os efeitos biopolíticos nos arquivos. Apresenta as dimensões do poder e da disciplina na formação de documentos e arquivos, bem como relaciona as ações e os efeitos de vigilância a partir da noção de risco. No estudo, o arquivo é apresentado como elemento que possui em si mesmo a potência de governo ou um devir governo, capaz de atuar no campo auxiliar dos mecanismos reguladores do Estado. Nesse sentido, o estudo objetiva identificar e descrever o vínculo biopolítico do arquivo na modernidade. Para tanto, emprega uma metodologia de caráter qualitativo, com delineamento bibliográfico de uso de fontes secundárias, que articulam elementos teóricos, conceituais e analíticos que substanciam o empreendimento procedimental da investigação em nível descritivo. Aponta como considerações, que o efeito biopolítico no arquivo atua no exercício de dispositivos de poder político na execução do governo, buscando maximizar seus efeitos através do reconhecimento de tudo aquilo que é possível registrar, classificar, representar, conservar e disseminar.

Palavras-chave:  Arquivo. Biopolítica. Vigilância. Risco. Informação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Derek Warwick da Silva Tavares, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ciência da Informação (PPGCI-UFPB). Professor Adjunto do Instituto de Ciência da Informação (UFBA).

José Mauro Matheus Loureiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Informação  (IBICT/UFRJ). Estágio Pós-doutoral (PPGAS/UFRJ). Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2020-08-23

Como Citar

Tavares, D. W. da S., & Loureiro, J. M. M. (2020). A Biopolítica nos Arquivos: vigilância e risco: Surveillance and risk. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–19. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.54032

Edição

Seção

Artigos de Revisão