Memória, Cidade e narrativa musical: as lembranças do “Meu Pequeno Cachoeiro”

Resumo

Estudo fundamentado nas teorias sobre memória social e as suas relações entre cidade e música. Objetivo do artigo é compreender, a partir da análise da narrativa de uma canção popular interpretada por Roberto Carlos, como o tempo e o espaço são representados na canção sobre a cidade. Pesquisa realizada no primeiro semestre de 2020, analisa os conteúdos informacionais presentes na narrativa musical “Meu pequeno Cachoeiro”. Através da narratologia realizou-se a caracterização do cenário, identificando os episódios, as sequências temporais que compõem o enredo, envolvendo os personagens e a cidade narrada. Conclui-se que as narrativas musicais sobre a cidade auxiliam na construção dos imaginários urbanos, dos acervos das memórias da cidade e na conformação da identidade dos cidadãos.

Palavras-Chaves: Narrativa musical. Memória e música. Cidade e memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdir Jose Morigi , UFRGS

Professor titular da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Docente permanente nos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação e Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grade do Sul, Brasil.

Publicado
2021-02-22
Como Citar
Morigi , V. J. (2021). Memória, Cidade e narrativa musical: as lembranças do “Meu Pequeno Cachoeiro”. Informação & Sociedade: Estudos, 30(4), 1-13. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57790
Seção
Relatos de Pesquisa