Vai para onde? O destino da Ciência Latino-Americana e Caribenha

Resumo

A limitada presença dos periódicos de países periféricos entre os títulos indexados em bases internacionais e a publicação de trabalhos, por cientistas destes países, em títulos de núcleo em busca de maior visibilidade expõem a relevância de análises acerca do destino da produção científica periférica indexada em bases de dados internacionais. Esta pesquisa estuda os trabalhos publicados por pesquisadores de países considerados periféricos, neste caso o conjunto de países da América Latina e Caribe, em um universo composto pelo que é denominado ciência global, os periódicos indexados em bases internacionais de renome, aqui representada pela Web of Science. O objetivo da pesquisa é analisar a dispersão geográfica da produção científica dos países latino-americanos e caribenhos indexada na base. O universo da pesquisa é composto por 251.312 artigos com vínculo de autoria em instituições de países latino-americanos e caribenhos indexados na Web of Science entre 2014 e 2016. Quanto ao destino da produção científica, 75,77% são publicados por periódicos editados em países externos a América Latina e Caribe, a maioria em países europeus e norte-americanos. Permanecem publicados em títulos editados na região apenas 24,23% dos artigos. Estes títulos concentram a maioria dos artigos dos campos de Artes & Humanidades, e Ciências sociais. Em Ciências da Vida & Biomedicina, publicam pouco mais de um quarto dos artigos, e em Tecnologia e Ciências Físicas menos de 10% dos trabalhos.

Palavras-chave: Comunicação científica. Geografia da ciência. Destinos da produção científica. América Latina e Caribe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia da Silva Neubert, UFSC

Pesquisadora. Membro do Grupo de Pesquisa Informação Científica: métricas e publicações certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Rosângela Schwarz Rodrigues, UFSC

Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Rogerio Mugnaini, USP

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil.

Publicado
2021-02-22
Como Citar
Neubert, P. da S., Rodrigues, R. S., & Mugnaini, R. (2021). Vai para onde? O destino da Ciência Latino-Americana e Caribenha. Informação & Sociedade: Estudos, 30(4), 1-21. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57794
Seção
Relatos de Pesquisa