Ocasiões de Coleta de Dados em Serviços de Redes Sociais Online
Análise dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade do Twitter
Palavras-chave:
Coleta de dados, Serviços de Redes Sociais Online, PrivacidadeResumo
Introdução: A coleta de dados realizada por Serviços de Redes Sociais Online suscita preocupações quanto à privacidade de seus usuários, a salvaguarda desses dados possibilita que o comportamento online e os dados pessoais desses indivíduos possam ser quantificados e explorados como ativos econômicos que mantêm as detentoras dos Serviços de Redes Sociais Online operantes. Objetivo: Diante disso, este artigo tem por objetivo identificar as ocasiões de coleta de dados pelo Serviço de Rede Social Online Twitter, a partir da análise dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza qualitativa que utiliza o método da análise de conteúdo, aplicado aos Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Twitter. Resultados: Foram identificadas vinte ocasiões de coleta para três finalidades: processamento de serviços do Twitter, fornecimento de serviços e compartilhamento de dados com agentes externos, via Application Programming Interface. Conclusões: Existe uma opacidade sobre as ocasiões de coleta e os conjuntos de dados coletados pelo Twitter, tendo em vista que as informações sobre este processo estão dispersas na documentação jurídica desse Serviço de Rede Social Online. Além disso, foi possível detectar que existem diversas combinações possíveis para que a coleta de dados ocorra, mesmo que em algum ponto dos Termos de Serviço o item seja vetado previamente, o que implica potenciais riscos à privacidade dos usuários do Twitter.
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