O Portal de Periódicos da UFPB objetiva dar visibilidade à produção científica por meio de
revistas eletrônicas científicas elaboradas ou gerenciadas por pesquisadores vinculados à UFPB, possibilitando o
acesso e uso de informações científicas e tecnológicas, oferecendo suporte aos editores de periódicos da
Instituição, em atenção às determinações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no que tange a gestão de periódicos
científicos.



Revistas

  • Informação & Sociedade: Estudos

    Informação & Sociedade: Estudos (I&S) é um periódico na área da Ciência da Informação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. I&S está avaliado na base de dados Qualis da CAPES como A2.

  • MORINGA - Artes do Espetáculo

    MORINGA é uma publicação semestral do Departamento de Artes Cênicas e do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA-UFPB). Fomenta o diálogo interdisciplinar no campo das artes do espetáculo. Seus eixos de interesse situam-se tanto nos aspectos que compõem os processos de criação quanto nas poéticas que regem as artes espetaculares em suas relações com os distintos campos de produção cultural e demais áreas das humanidades. Este periódico permite, aos autores, a manutenção de direitos sem restrições.
  • Aufklärung: revista de filosofia

    Aufklärung, revista de filosofia (Qualis B1, DOI 10.18012/ARF) tem foco na publicação de artigos na área de filosofia, ou que sejam relevantes para a pesquisa em filosofia. Tem como  objetivos: a) contribuir para a formação acadêmica de profissionais de filosofia [ensino e pesquisa] e áreas afins; b) contribuir para a efetivação de políticas da área de filosofia, ao propiciar a divulgação de resultados originados a partir de pesquisas filosóficas voltadas para a pós-graduação com base em princípios éticos tranparentes; e c) constituir-se como um espaço público para o debate entre pesquisadores do Brasil e do exterior.

  • Culturas Midiáticas

    A revista Culturas Midiáticas destina-se à publicação semestral da produção científica cujo objeto de estudo é a Comunicação. Sua temática abrange o universo das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB), intituladas Mídia, Cotidiano e Imaginário, e Culturas Midiáticas Audiovisuais. Aceitam-se artigos de professores doutores. Mestres, doutorandos e mestrandos poderão submeter artigos em co-autoria com professores doutores. Estão abertas as submissões de trabalhos para a edição de 2019.2. Prazo final: 10 de outubro de 2019.
  • Gaia Scientia

    A Revista GAIA SCIENTIA é uma revista online que destina-se à divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos ou artigos de revisão (apenas com consulta prévia ao Editor-Chefe do periódico ou a convite), nos diferentes ramos das Ciências Ambientais. Os manuscritos elaborados devem destinar-se exclusivamente à Revista GAIA SCIENTIA, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico.
  • Journal of Urban and Environmental Engineering (JUEE)

    Journal of Urban and Environmental Engineering (JUEE) provides a forum for original papers and for the exchange of information and views on significant developments in urban and environmental engineering worldwide. The scope of the journal includes:Water Resources and Waste Management; Constructions and Environment; Urban Design; Transportation Engineering.The Editors welcome original papers, scientific notes and discussions, in English, in those and related topics.
  • Perspectivas em Gestão & Conhecimento

    De iniciativa da Universidade Federal da Paraíba com a cooperação técnico-científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C) tem por objetivo publicar trabalhos originais e inéditos relacionados com as temáticas Gestão e Conhecimento sob abordagens que priorizem diálogos inter/pluri/multi/transdisciplinares e representem contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos e/ou para aplicação nos diversos setores e organizações da sociedade.

  • Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia

    A revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB), editada pelo Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social (CNPq), é publicada no Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi do Departamento de Ciência da Informação. Classificada como B4 no Web Qualis da Capes.

  • Prim@ Facie - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, UFPB

    A revista eletrônica Prim@ Facie, UFPB, online, ISSN 1678-2593, QUALIS B1 (Direito), é um periódico quadrimestral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UFPB, voltado para o debate científico entre as interfaces das ciências jurídicas e suas mais amplas interconexões com os Direitos Humanos e o Desenvolvimento, além da Filosofia, Ciência Política, História do Direito e demais áreas afins.

    A revista visa propiciar debates atualizados sobre problemas do Brasil e do mundo contemporâneo com a participação de pesquisadores de diversas universidades nacionais e estrangeiras.
    A perspectiva jurídica está em constante diálogo com a dimensão temporal e política da vida em sociedade, uma vez que não é possível compreender o direito em separado dos interesses sociais e econômicos.


    Desta forma, pretende-se abordar discussões acerca de uma compreensão aprofundada dos temas que compõem a área de concentração "Direitos Humanos e Desenvolvimento", bem como as linhas de pesquisa do Doutorado em Ciências do Jurídicas do PPGCJ/UFPB:
    "Linha 1. Direitos Sociais, Regulação Econômica e Desenvolvimento;
    Linha 2 - Inclusão Social, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, e
    Linha 3 - Teoria e História do Direito – Teoria e História dos Direitos Humanos."


    Nestas perspectiva, cabe ressaltar que as instituições públicas, mas, igualmente, as relações e os sujeitos privados constituem pólos de produção normativa e de tensões de interesses, que devem e necessitam ser objeto dos debates refletidos na produção científica da Prim@ Facie.
  • Problemata - Revista Internacional de Filosofia

    Problemata, ISSN 1516-9219, e-ISSN 2236-8612, é uma revista fundada em 1998 pelo Prof. Edmilson A. de Azevêdo. A revista recebe colaborações diversas como artigo, tradução ou resenha na área de Filosofia, em português, francês, espanhol, italiano e alemão. Atualmente ela é editada pelo GP Hermes/PPGF/UFPB/CNPq.  É referenciada pelo indexador: LATINDEX, e está registrada no DOI. (Está avaliada na base de dados Qualis da CAPES como B1 - Área: Filosofia).

  • PROLÍNGUA

    A PROLINGUA, revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB) http://www.cchla.ufpb.br/proling, é um periódico semestral que divulga trabalhos oriundos das variadas linhas de pesquisa dos estudos da linguagem, tanto na área de teoria e análise linguísticas quanto na esfera da linguística aplicada.
  • Revista Ártemis

    A Revista Ártemis divulga a produção científica no campo dos estudos de gênero, feminismos e sexualidades pelo viés interdisciplinar, abordando fenômenos sociológicos, culturais, análises históricas, literárias, psicológicas, além de estudos interseccionais. O objetivo é contribuir com a construção de novas abordagens teóricas e metodológicas, difundir artigos e pesquisas nacionais e internacionais, resenhas, entrevistas e traduções. A revista é semestral, estando vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Letras da UFPB. Em julho de 2019, recebeu classificação Qualis A2.
  • Revista Espaço do Currículo

    A Revista Espaço do Currículo é uma revista eletrônica de qualis A4 em Educação, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), da Universidade Federal da Paraíba. Tem como objetivo socializar conhecimentos sobre abordagens curriculares produzidas em âmbitos Internacional, Nacional e, em particular, na Região Nordeste, que tanto carece de meios para publicar a sua produção científica. Como espaço de divulgação eletrônica, a sua pretensão é facilitar e aprofundar o diálogo acadêmico, não de forma ruidosa, mas na perspectiva de dar visibilidade à relação existente entre sociedade, educação e currículo num mundo sem fronteiras. É uma publicação quadrimestral (abril, agosto e dezembro) e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de um Conselho Editorial constituído por investigadores de diferentes instituições.

  • Revista Graphos

    A REVISTA GRAPHOS é uma publicação do PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba. Divulga, desde o ano de 1995, artigos inéditos de pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, nas áreas de Literatura e Cultura, Teoria e Tradução. A partir de 2004, passou a ter periodicidade semestral. A GRAPHOS está avaliada pela CAPES com o índice Qualis B2
  • Revista Lugares de Educação

    A Revista Lugares de Educação disponível online é uma publicação semestral do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba.
    Ela oportuniza edições futuras dos artigos que já estiverem prontos para publicação antes do prazo da sua periodicidade oficial. Qualis B 1 - ENSINO
  • REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO

    A Revista de Ciências Sociais Política & Trabalho é a publicação oficial do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Em circulação há mais de 30 anos, reflete o compromisso do PPGS-UFPB na disseminação de um debate acadêmico atualizado e de alta qualidade na área das ciências sociais. Nas suas primeiras edições, a Revista enfatizou os temas do trabalho e da política, ampliando seu escopo para a diversidade temática nas áreas da Sociologia, Política, Antropologia e Humanidades. Publicamos dossiês temáticos, artigos de tema livre, entrevistas, resenhas e traduções.
  • Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB

    Religare é o periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Seu objetivo é publicar trabalhos originais na área de Ciências das Religiões. São bem vindos, além de artigos, resenhas, traduções e entrevistas relacionadas à área. Nosso intuito é apresentar à comunidade científica textos que refletem uma contribuição significativa para o campo das Ciências das Religiões e áreas afins. Desde os números de 2017 passamos a contar com o DOI -Digital Object Identifier. Estamos indexados no Latindex, no CiteFactor, no Periódicos Capes, no LivRe e no Sumários.Org.
  • Sæculum – Revista de História

    Sæculum - Revista de História é publicada pelo Departamento de História da UFPB desde 1995 e, a partir de 2004, passou a ser também o periódico do Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade. Desde então sua frequência é semestral, e se trata de uma revista voltada à divulgação e debate de pesquisas no campo da História e da Cultura Histórica e suas diversas interfaces, abrindo espaço para o diálogo entre pesquisadores do Brasil e do exterior. Está avaliada como Qualis B1 pela Capes e é indexada no DOAJ (Directory of Open Access Journals) e no Latindex (Qualis B1).
  • Acta Semiótica et Lingvistica

    Acta Semiotica et Linguistica (ASEL) é um periódico cientifico internacional que tem por objetivo favorecer o intercâmbio entre docentes e pesquisadores de ciências humanas, interessados no problema da significação e da linguagem — verbal, não verbal e complexa ou sincrética. Fundada pela Sociedade Brasileira de Professores de Linguística (Pais, 1977) hoje, está sendo publicada pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba-Brasil, mais especificamente pela linha Estudos Semióticos que atende, também, a estudiosos usuários de libras e braille, numa experiência pioneira entre nós . Pretende ser um instrumento que permita, ao mesmo tempo, a divulgação de trabalhos de especialistas brasileiros no exterior e o melhor conhecimento, no Brasil, de pesquisas realizadas em outros países. Espera promover, assim, a cooperação fecunda desses cientistas em torno de problemas, métodos e ideais comuns. Aceita artigos que defendam diferentes posições teóricas e exprimam o pensamento de correntes diversas, no trato das questões semióticas, tanto do signo, como do texto (literário ou não) ou do conjunto de fatos culturais e suas manifestações nas sociedades humanas. Acolhe, preferencialmente, artigos de doutores, ou ainda de pós-graduandos que tenham concluído pesquisa sob a orientação de um doutor. Para melhor aproveitamento da produção científica dos pesquisadores, organizamos as publicações em três seções: artigos (teóricos ou analíticos), traduções ( de artigos estrangeiros para o Português e vice-versa ) e entrevistas. O pesquisador poderá escolher qualquer uma dessas seções para submeter seu trabalho.

  • DLCV - Língua, Linguística & Literatura

    A Revista DLCV - Língua, Linguística & Literatura tem como objetivo divulgar estudos de caráter teórico, experimental ou aplicado, na área de conhecimento em Linguística e Letras e suas diversas interfaces, priorizando contribuições inéditas de autores vinculados a programas de pós-graduação e professores das áreas . A Revista é vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB e publica artigos, ensaios, traduções e resenhas elaborados por profissionais vinculados ao ensino e à pesquisa nas áreas em questão, além de textos produzidos por alunos de pós-graduação, garantindo, assim, efetiva diversidade de temas e a livre afiliação teórica dos autores, zelando pela qualidade das discussões através de uma rigorosa seleção dos textos submetidos à publicação. (Qualis B2 - LETRAS / LINGUÍSTICA)
  • OKARA: Geografia em debate

    A revista OKARA:Geografia em debate, é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Gradução em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, PPGG/UFPB. Seu propósito é fomentar o debate entre pesquisadores, especialistas, professores, pós-graduandos e profissionais que trabalham na Geografia. Enquanto veículo de difusão científica e cultural tem por objetivo divulgar pesquisas e experiências que contribuam para o conhecimento teórico e prático da Geografia.

  • Revista da ABET

    A Revista da ABET, periódico mantido pela Associação Brasileira de Estudo do Trabalho (ABET), tem como objetivo veicular estudos sobre o mundo do trabalho. Dada a abrangência e complexidade dessa temática, a compreensão dos distintos aspectos relacionados ao tema exige que as pesquisas contenham contribuições de pesquisadores de diferentes áreas, tais como Economia, Sociologia, Ciência Política, Direito, História, Administração, Educação, Engenharia, Geografia, Demografia, Ciências da Saúde, entre outras. Requer, ao mesmo tempo, que a construção das abordagens teórico-metodológicas e empíricas caminhe na direção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A Revista da ABET foi lançada em 2001 com periodicidade semestral. É avaliada como A4 pela CAPES/2019 (Qualis Referência). Está indexada nas seguintes bases: DOAJ, Latindex, EBSCO, DRJI, Portal de Periódicos da CAPES.
  • Gênero & Direito

    A missão da Revista Gênero e Direito (G&D) destina-se a informar a comunidade acadêmica sobre os desafios e perspectivas que revestem a discussão interdisciplinar do gênero. O objetivo da G&D é estimular o debate e produção científica com o propósito de produzir conhecimentos e atuar como transformador social e instrumento de reflexão para uma isonomia entre os indivíduos.
    O público-alvo de nossa revista é pós-doutores, doutores, mestres e estudantes de pós-graduação. Dessa maneira os autores devem possuir alguma titulação citada ou cursar algum curso de pós-graduação. Além disso a G&D aceitará a participação em coautoria.
  • Revista Temas em Educação

    Criada em 1991, a Revista Temas em Educação (RTE) publicou seu primeiro número na versão online em 2010. Com publicação quadrimestral e contínua, a partir de 2019, a RTE é uma revista eminentemente acadêmica, organizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. Sua prioridade é divulgar produções que resultem de estudos e pesquisas científicas de âmbito nacional e internacional. 

     

    Qualis 2013-2016:

    B2 (Ensino; Linguística e Literatura),

    B3 (Educação; Ciências da Religião e Teologia; Administração Pública e de Empresas; Ciências Contábeis e Turismo; Ciências Ambientais)

    B4 (Psicologia; Serviço Social) e

    B5 (Sociologia; Educação Física)

    ISSN: 0104-2777 (Versão Impressa) e 2359-7003 (Versão On-line)

  • TPA - Teoria e Prática em Administração

    A revista Teoria e Prática em Administração é um periódico acadêmico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB, e tem por finalidade disseminar conhecimentos voltados a contribuir com a prática de profissionais de Administração, sejam estes executivos empresariais, gestores públicos ou sociais, empreendedores ou docentes da área.
    A TPA tem Qualis B2 na área de avaliação de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.
  • Archeion Online

    A revista Archeion Online é um periódico eletrônico na área de Arquivologia e tem por objetivo estimular e publicizar artigos produzidos pelos discentes, docentes e pesquisadores em geral da área de Arquivologia e/ou áreas afins. É de periodicidade semestral publicando artigos originais, como também resultados da pesquisa de Teses, dissertações, iniciação científica, da prática nos estágios, da extensão universitária, dos Trabalhos de Conclusão de Curso e outras pesquisas que enriqueçam a área. Com o propósito de difundir o ensino, a pesquisa e a extensão, o periódico contribui para o alinhamento entre teoria e prática profissional atendendo à natureza da Arquivologia bem como da interdisciplinaridade com áreas afins.

     

  • Biblionline

    Biblionline é uma revista eletrônica voltada para as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Museologia.
    Vinculada ao Departamento de Ciência da Informação da Umiversidade Federal da Paraíba, vem sendo publicada ininterruptamente desde 2005.
    Inicialmente tinha periodicidade semestral, entretanto devido à grande demanda, passou a ter periodicidade trimestral a partir de 2017.
    Adota o sistema de avaliação pelos pares e obedece aos preceitos do acesso aberto ao conhecimento.
  • Cadernos Imbondeiro

    Cadernos Imbondeiro é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). São publicados textos dos participantes do Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros e da Semana Afro-Paraibana. Em 2015 o periódico acolheu os Cadernos Afro-Paraibanos, editados pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFPB, e em 2019 publica os Anais do II COPENE Nordeste. Temáticas: história, literaturas africanas e da diáspora negra, educação, ações afirmativas e relações étnico-raciais (Qualis B5 - LETRAS / LINGUÍSTICA; Qualis C - FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão TEOLOGIA).
  • Revista Brasileira de Ciências da Saúde

    A Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS (ISSN 1415-2177 / e-ISSN 2317-6032) é uma publicação científica dirigida à produção acadêmica, na área de Ciências da Saúde. Publica preferencialmente estudos científicos inseridos na realidade brasileira e divulga contribuições visando a melhoria da qualidade do Ensino, da Investigação Científica e da Assistência à Saúde no Brasil.
  • Revista Economia e Desenvolvimento

    A Revista Economia e Desenvolvimento é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (PIMES). Seu primeiro número foi editado em 1997. O periódico é dedicado, prioritariamente, à análise de temas e questões relacionados com o processo de desenvolvimento econômico e social (Qualis B2 - PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL/DEMOGRAFIA; Qualis B4 - ECONOMIA; Qualis B5 - GEOGRAFIA).
  • Revista Evidenciação Contábil & Finanças

    Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPB, em parceria com o Departamento de Finanças e Contabilidade dessa instituição, estando atualmente classificada no estrato Qualis B3. Consta em Indexadores e Diretórios como: SPELL, DOAJ, Ebsco, e-Revist@s, Latindex, Sumários, entre outros. A RECFin é publicada quadrimestralmente, com oito artigos identificados pelo DOI (Digital Object Identifier), sendo ainda disponibilizados na modalidade ahead of print.

  • Revista Nordestina de Biologia

    A REVISTA NORDESTINA DE BIOLOGIA tem como objetivo a divulgação, em nível nacional e internacional e por prioridade dos conhecimentos biológicos relativos ao Nordeste brasileiro. Além disso, aceita os trabalhos de cunho brasileiro, em particular, e neotropical em geral, qualquer que seja a origem dos autores. Não é uma revista regional e o seu título deve ser entendido como o representativo de uma revista de biologia editada por uma universidade nordestina. Alcança todas as disciplinas biológicas clássicas: Virologia, Bacteriologia, Protistologia, Botânica, Paleobotânica, Zoologia, Paleozoologia, Ecologia, Oceonografia, Genética, Bioquímica, Biofísica e Evolução. 

  • CADERNOS DO LOGEPA

    O "CADERNOS DO LOGEPA" faz parte do programa de editoração do Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba (LOGEPA) e do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba . Seu objetivo é a publicação, em forma de artigos técnico-científico e de ensaios teóricos, de preferência sobre a Geografia, que contribuam para o ensino de Geografia, sobretudo, de temas vinculados a Paraíba e ao Nordeste. A publicação da revista é semestral. (Qualis B4 -GEOGRAFIA; Qualis B4 - INTERDISCIPLINAR; Qualis B5 - CIÊNCIAS AMBIENTAIS).
  • Claves

    Claves, periódico do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, é uma publicação bianual, aberta à produção acadêmica nas várias subáreas do conhecimento musical: Composição, Educação, Estética, Musicologias e Práticas Interpretativas. Publica artigos, resenhas e relatos de pesquisa inéditos em português, inglês e espanhol, objetivando o estímulo a uma saudável interação com programas acadêmicos congêneres no país e no exterior.
  • Cultura e Tradução

    Cultura e tradução é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). São publicados textos dos participantes de eventos promovidos pelo PPGL, atualmente abrangendo as edições do Encontro Nacional Cultura e Tradução e a XIII edição do Encontro Nacional de Tradutores. A revista busca consolidar uma tradição de reflexão sobre o fenômeno tradutório, aqui abordado em seu duplo viés linguístico-literário.
  • Diversidade Religiosa

    Diversidade Religiosa (ISSN 2317-0476) é uma publicação eletrônica e semestral dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi de 2011 a 2015 uma publicação da Graduação.
  • Agropecuária Técnica

    A Revista Agropecuária Técnica (AGROTEC) é uma revista de divulgação científica de fluxo contínuo, editada pelo Centro de Ciências Agrária (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e destina-se à divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, resultados de pesquisas ou significativos para a área, artigos de revisão e estudos de caso nos diferentes ramos das Ciências Agrárias que contemplem estudos nas seguintes seções: Agronomia, Biodiversidade, Ciências Florestais, Ciências de Alimentos, Engenharia Agrícola, Geociências, Medicina Veterinária e Zootecnia.



    A revista está com suas normas e condições para submissão atualizadas .
  • Imaginário!

    Imaginário! é uma revista eletrônica semestral, que tem como propósito a divulgação dos estudos voltados à Cultura Pop e às Artes Visuais, como História em Quadrinhos, Grafite, Humor, Animação, Fanzine e Game. É vinculada ao NAMID - Núcleo de Arte, Mídia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídais Digitais (DEMID/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB), e produzida pelo projeto editorial Marca de Fantasia.  A revista publica artigos científicos de pesquisadores da graduação e da pós-graduação, e demais produções como entrevistas, ensaios e resenhas.

  • Informação & Tecnologia

    Informação & Tecnologia (Itec) é uma publicação semestral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB. Idealizada pelos grupos de pesquisaGPNTI/UNESP e WRCO/UFPB para o GT8-Ancib, tem como objetivos veicular artigos originais e favorecer a troca de informações e pontos de vista sobre informação e tecnologia no dominio da Ciência da Informação em todo o mundo. Dada a abrangência e complexidade dessa temática, a compreensão dos distintos aspectos relacionados ao tema exige que as abordagens teórico-metodológicas e empíricas sejam na direção da inter e da transdisciplinaridade, com estudos e pesquisas que contemplem contribuições de pesquisadores de diferentes áreas, tais como Ciência da Computação, Ciência Cognitiva, Engenharia, Administração, Direito, Linguística, Educação, Geografia, Ciências da Saúde, entre outras.

  • Letr@ Viv@

    A Letr@ Viv@ é o períodico do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba. A Revista publica, desde 1999, estudos de caráter teórico ou aplicado, nas áreas de Literatura, Linguística, Tradução, Ensino de Línguas e Formação de Professores. Os textos submetidos ao periódico são avaliados, anonimamente, pelo Conselho Consultivo da Revista e, quando necessário, por pareceristas ad hoc. A Letr@ Viv@ tem edição semestral, com um número regular e outro temático (Qualis B4 - LETRAS / LINGUÍSTICA).
  • Revista Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial

    A Revista Logos e Existência, com periodicidade semestral, é um periódico online, vinculado a Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Seu objetivo é divulgar artigos científicos originais (teóricos e empíricos) dos pesquisadores e estudiosos do sentido da vida, bem como difundir o pensamento de Viktor Frankl em suas possíveis aplicações em diversos contextos (filosófico, clínico, educacional, laboral, social etc.). Além dos artigos, a revista também publica resenhas de livros e entrevistas com personalidades de destaque na Logoterapia no Brasil e no mundoPSICOLOGIA; Qualis B4 - .
  • Cultura Oriental

    O objetivo da revista Cultura Oriental é divulgar trabalhos de pesquisa a respeito dos vários aspectos culturais do extremo oriente asiático (especialmente Índia, China, Japão e Tibete), incluindo língua, religião, literatura, filosofia, artes e outros temas, abrangendo tanto a cultura atual quanto aspectos históricos. Este periódico pretende fortalecer e dar maior visibilidade às pesquisas brasileiras dessa área, oferecendo um veículo para intercâmbio, difusão e debate, que poderá contribuir para a redução da fragmentação e para a institucionalização desse campo de estudos eminentemente interdisciplinar. A iniciativa de criação desta revista é do Grupo de Pesquisa Padma.

  • Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI

    A RPPI – Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais (ISSN 2525-5584) é um periódico científico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Criada em 2016, seu principal objetivo é ser um veículo inédito de divulgação de pesquisas que abordam temas de Gestão Pública e Políticas Públicas sob dois níveis: o doméstico e o internacional. São temas de interesse do periódico: investigações sobre formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, ferramentas de gestão governamental, gestão social, economia solidária, relação entre política e burocracia, políticas de cooperação internacional, formulação de política externa e políticas criadas e executadas por organismos regionais e internacionais. A RPPI publica artigos em português, inglês e espanhol. 

  • Revista de Iniciação Científica em Odontologia - RevICO

    A Revista de Iniciação Científica em Odontologia - RevICO (ISSN 1677-3527) é editada semestralmente pelo Grupo de Pesquisa em Odontopediatria e Clínica Integrada da UFPB, em parceria com a Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal. Sua missão é a divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, resultados de pesquisas produzidas no Curso de Iniciação à Pesquisa Científica, de relatos de casos clínicos e de vivências no campo da Odontologia e dos Anais da Mostra de Iniciação Científica em Odontologia (MICO). No Quadriênio 2013-2016 obteve Qualis 5 para Odontologia e Interdisciplinar.
  • Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais

    A Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais é uma publicação semestral do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. O principal objetivo da RIC é divulgar as pesquisas que abordam temas das relações internacionais realizadas nos cursos de graduação e pós-graduação do Brasil e exterior, incentivando essa modalidade de produção científica. Buscamos contribuir para a ampliação do debate sobre as relações internacionais em suas distintas abordagens epistemológica e metodológica.

  • Revista Paraibana de História

    Periódico eletrônico mantido pela Associação Nacional de História – Seção Regional da Paraíba (ANPUH-PB). ISSN: 2446-5852. O objetivo geral é  promover a divulgação de produções originais (artigos, resenhas e entrevistas) elaborados em consonância com a produção historiográfica contemporânea, buscando se constituir como um espaço de veiculação de práticas de pesquisa, extensão e ensino da história, bem como reflexões acerca de sua escrita.

  • Gestão & Aprendizagem

    Gestão & Aprendizagem (G&A) é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA) da Universidade Federal da Paraíba. Nasce em 2012 enquanto meio de divulgação dos trabalhos oriundos do MPGOA/UFPB e vem se consolidando enquanto um periódico com o foco nos estudos dos processos de gestão e aprendizagem organizacionais.

  • Temática

    A revista Temática é uma publicação mensal de Comunicação e áreas afins (interdisciplinar), destinada à publicação de artigos científicos de pesquisadores da graduação e da pós-graduação (graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores). Fundada em 2004, tem conceito Qualis da Capes e atualmente está integrada ao NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação  (PPGC/UFPB). A Temática recebe artigos em fluxo contínuo. Trabalhos que não estiverem atendendo as diretrizes para autores não serão avaliados.

  • ÂNCORA - Revista Latino-americana de Jornalismo

    A Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA é uma publicação acadêmica vinculada ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB destinada a acadêmicos, pesquisadores e profissionais do jornalismo do Brasil e do exterior. A Revista é direcionada a produção acadêmico-científica na área do Jornalismo e suas interfaces e aplicabilidades no campo comunicacional e áreas afins. Enfatiza a pesquisa, reflexão teórica-metodológica, vertentes e hibridismos do campo jornalístico bem como análise das práticas e produtos do mercado da notícia, plataformas de produção e veiculação jornalística. ÂNCORA tem como objetivos estimular a produção acadêmica, a pesquisa, a reflexão analítica, a experimentação e as releituras dos processos comunicacionais demarcados no campo do jornalismo.

    [EN]

    The scientific journal Latin American Journalism - ÂNCORA is an academic publication linked to the Graduate Program of Journalism at the Universidade Federal da Paraíba aimed at academics researches and practitioners of journalism from Brazil and abroad. The journal is targeted at academic-scientific production in the area of journalism and it’s interfaces and applicabilities in the communication field and related fields. The journal emphasizes researches, theoretical and methodological reflection, sheds and hybridity of the journalistic field as well as analysis of practices and news market, production platforms and news broadcasting. ÂNCORA aims to stimulate the academic production, research, analytical reflection, experimentation and reinterpretation of communication processes demarcated in the field of journalism.

     

     
  • Letras & Ideias

    L E T R A S  &  I D E I A S é uma revista eletrônica de acesso livre da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vinculada ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e ao Programa de Pós-Graduação de Letras (PPGL). Publica trabalhos inéditos na área de Letras, especialmente nas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação.

  • Revista Educare

    A Revista Educare (RE), com periodicidade semestral, é editada pelo Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, objetiva publicar trabalhos acadêmicos inéditos, no campo dos Fundamentos da Educação, que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência as seguintes áreas: Antropologia da Educação; Economia da Educação; Filosofia da Educação; História da Educação; Psicologia da Educação e Sociologia da Educação (Conforme CNPq/Área de conhecimento/Educação).


    Qualis C em Educação |2019

  • Revista Medicina & Pesquisa

    A RM&P é uma publicação quadrimestral do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba, com objetivo de publicar e disseminar a produção científica no âmbito do conhecimento médico e da saúde, abrangendo as ciências básicas, a clínica e a investigação. Nesta revista serão publicados os melhores trabalhos de conclusão dos cursos de graduação na referida área do conhecimento da UFPB e de outras universidades, assim como de trabalhos de iniciação científica, após avaliação pelo Conselho Editorial da Revista. Será considerado para publicação todo manuscrito fruto de pesquisa científica de alunos, com o respectivo professor orientador e outros alunos e professores colaboradores do trabalho.

     

  • Comunicações em Informática

    Comunicações em Informática (CI) é um periódico da área de Ciências da Computação, vinculado ao Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba. 
    A revista foi criada no ano de 2017 como um veículo de comunicação de trabalhos desenvolvidos no contexto unidisciplinar da Computação e também multidisciplinar que envolva a área de informática. Assim, a política editorial da CI está aberta às diversas teorias e aplicações da informática, bem como a sua relação com as demais ciências.

  • Revista Discurso & Imagem Visual em Educação

    A Revista Discurso & Imagem Visual em Educação - RDIVE é uma publicação semestral do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – GEPEJA, que integra a Linha de Pesquisa Educação Popular do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

  • Áltera Revista de Antropologia

    A Revista Áltera promove, a partir de suporte textual, contribuições ao debate teórico metodológico e empírico nas disciplinas de Antropologia e áreas afins. Recebe, em fluxo contínuo, artigos, ensaios bibliográficos, resenhas e entrevistas, em português, inglês e espanhol. Eventualmente, também serão publicados Dossiês. A revista estrutura-se a partir de um Comitê Editorial, um Conselho Editorial, um Conselho Científico e Equipe Técnica.

  • Revista Científica de Produção Animal

    Revista Científica de Produção Animal (RCPA) é o órgão oficial de publicação Cientifica da Sociedade Nordestina de Produção Animal, desde 1999, estando vinculada ao Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. A RCPA publica semestralmente trabalhos acadêmicos inéditos, no campo da Zootecnia, em Português, Inglês e Espanhol nas seguintes áreas temáticas: Avaliação de Alimentos para Animais; Produção e Nutrição de Animais Ruminantes e Não Ruminantes; Forragicultura; Melhoramento Genético Animal; Reprodução Animal; Avaliação de Produtos de Origem Animal; Genômica; Sistemas de Produção Animal e demais temas relacionados a Zootecnia.
  • Scandia: Journal of Medieval Norse Studies

    Scandia: Journal of Medieval Norse Studies (ISSN: 2595-9107) is the annual journal published by NEVE – Nucleus of Vikings and Scandinavian Studies, an academic research group registered at the Brazilian National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). Scandia is related to the Postgraduate Program of Religious Studies of the Federal University of Paraíba (UFPB) and fosters approaches to Old Norse Studies, mainly the Viking Age. Published works include many perspectives of the Human Sciences concerning the journal’s general field of research, especially those regarding Mythology, Religion, History, Literature, and Archaeology.
    Scandia publishes original papers, reviews, and translations in English, Portuguese, Spanish, French, and Italian. Works may be submitted continuously.
    The journal is indexed in Norwegian Register for Scientific Journals, Series and Publishers, IBICT/Diadorim (ISSN: 2595-9107), Latindex, WorldCat.org, Bibliothekssystem Universität Hamburg, Universitätsbibliothek Leipzig and  Biblioteca Central da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).
    Scandia: Journal of Medieval Norse Studies (ISSN: 2595-9107) é um periódico anual publicado pelo NEVE – Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos, um grupo de pesquisa registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Scandia está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e volta-se para as investigações sobre Estudos Nórdicos Antigos e Medievais, principalmente acerca da Era Viking. Os trabalhos publicados inserem-se em muitas perspectivas das Ciências Humanas referentes à grande área de pesquisa do periódico, especialmente no que tange à Mitologia, Religião, História, Literatura e Arqueologia.
    O Scandia publica artigos originais, resenhas e traduções em inglês, português, espanhol, francês e italiano. Trabalhos podem ser submetidos em fluxo contínuo.
    O Scandia é indexado no Norwegian Register for Scientific Journals, Series and Publishers, IBICT/Diadorim (ISSN: 2595-9107), Latindex, WorldCat.org, Bibliothekssystem Universität Hamburg, Universitätsbibliothek Leipzig e na  Biblioteca Central da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

  • The Brazilian Trombone Association Journal

    Criada no dia dez de outubro de 1995, a Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) tem o prazer de apresentar a nossa Revista Científica da Associação Brasileira de Trombonistas. Divulgada no âmbito internacional como The Brazilian Trombone Association Journal, a publicacação é uma conquista dos trombonistas brasileiros.

    A Revista tem como objetivo divulgar pesquisas e relatos de experiência de músicos brasileiros e estrangeiros e poderá incluir em seus números traduções de artigos e entrevistas que terão o intuito de conectar o mundo acadêmico com a prática trombonistica nos diferentes pontos do país. Criada no formato online a Revista terá duas edições anuais com a média de doze artigos por publicação.

  • Revista PetrART

    PetraART é um periódico online na área de Arqueologia vinculada à Associação Brasileira de Arte Rupestre. Sua missão é divulgar trabalhos que apresentem contribuição à temática dos estudos da chamada Arte Rupestre, dentro do escopo da Arqueologia, mas que agregue com as demais áreas de conhecimento que tenham sua atenção voltadas para os fenômenos rupestres, tais como as Artes, Comunicação, Antropologia, dentre outras. Como expectativa, espera-se que a revista, além de registro do conhecimento produzido pelos estudos dos registros rupestres, contribua para a comunicação e interlocução sobre relatos de estudos, proposição e resultados de aplicações, reflexões e proposições junto às comunidades de estudiosos sobre o tema.
  • ciência da informação em aberto

    ciência da informação em aberto (ciab) – periódico científico na área de Ciência da Informação (CI)  vinculado aos Grupos de Pesquisa: “Da Informação e do Conhecimento” e “Imclusos”, certificados pelo CNPq, cuja missão é divulgar trabalhos que possibilitem contribuição para o desenvolvimento de conhecimentos em CI, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas afins, entre pesquisadores, docentes, discentes e demais profissionais, independentemente de sua vinculação profissional e local de origem.

     

  • CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais

    Publicação do Curso de Ciências Sociais da UFPB, criada em 1999 com o objetivo de divulgar a produção da comunidade acadêmica nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política e suas interfaces com outras disciplinas das ciências humanas.

    Indexação:               

    Próximo número:

    Dezembro 2019 - Dossiê Estudos Legislativos no Brasil: agendas de pesquisa. Organização: Prof. Dr. Bruno de Castro Rubiatti (PPGCP/UFPA).