Editorial

A Relevância dos Dados na Pesquisa Científica

A pesquisa científica consiste em um processo de investigação que visa a obtenção de respostas para problemas previamente estabelecidos, cujos resultados têm se mostrado como uma importante fonte para construção do conhecimento. Compreendida como um processo reflexivo e sistemático, além de controlado e crítico, a pesquisa científica possibilita durante sua execução o armazenamento de inúmeros fatos específicos dos mais variados tipos, que se encontram intimamente ligados com a etapa de coleta de dados, independentemente do método ou da técnica empregada.

Os resultados oriundos da pesquisa científica, intrinsecamente, para que possam estar devidamente legitimados, podem estar registrados nos mais variados tipos de suporte, tais como cadernos de campo, registros de áudio e vídeo e armazenados em bancos de dados, podendo estar dispostos de forma estruturada, semiestruturada e não estruturada, considerando-se o seu gerenciamento e armazenamento. Os dados registrados devem possibilitar aos pesquisadores a tomada de decisão de maneira a agregar algum tipo de valor, proporcionando confiabilidade no processo decisório.

Com o devido armazenamento e disponibilização para outros pesquisadores, os dados frutos de uma pesquisa, podem contribuir para que olhares distintos possam gerar outros questionamentos e a realização de novas pesquisas dando continuidade ao que outrora foi iniciado. Nessa perspectiva, a relevância dos dados torna-se visível, uma vez que estes direcionam os resultados para a promoção de novos avanços no conhecimento científico e tecnológico.

Caso o depósito dos dados passe a fazer parte consequente das publicações, deve-se estar atento para a necessidade da exigência por parte dos responsáveis pelas editoras e revistas científicas, da confirmação da autenticidade dos mesmos, com o objetivo de se identificar eventuais restrições e evitar possíveis falhas na reutilização dos mesmos para novas pesquisas. Hodiernamente, grupos como Nature passam a exigir, como condição para publicação, que os artigos submetidos estejam acompanhados do respectivo depósito de dados, códigos e protocolos associados.

Nesse sentido, surge um fato importante quanto à utilização dos dados de uma pesquisa ao se possibilitar a verificação e reutilização dos mesmos, uma vez que envolverá aspectos relacionados ao próprio reconhecimento dos direitos que os envolvem. Por esse motivo, importante se faz destacar que os referidos dados precisam ser devidamente citados, mesmo que os direitos autorais sobre os artigos possam ter suas seções de direito peculiarmente cedidas em conformidade com o que é estabelecido pelas revistas.

O pesquisador é sempre um aprendiz e vive apreendendo novas formas de ver o mundo. É imprescindível que a humildade seja uma prerrogativa para o desenvolvimento de uma pesquisa científica, mesmo ao se considerar a reutilização de dados que foram coletados por outro(s) pesquisador(es), considerando-se os desafios de olhar para a imensa quantidade de dados disponibilizada todos os dias de forma proativa e consciente.



Marckson Roberto Ferreira de Sousa

PPGCI/UFPB