Sistemas de Recomendação para Centros de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación

Resumo

O crescimento na quantidade de informação disponível nos últimos anos, fazem com que o ser humano seja incapaz de processar o grande volume de dados que a diário são produzidos, o que acaba afetando a sua capacidade para encontrar, acessar e usar a informação que satisfaça a suas necessidades informacionais. Com o intuito de abordar e procurar alternativas que permitam enfrentar essa realidade, neste trabalho, se apresenta como objetivo principal desta pesquisa, analisar quais seriam as implicações do uso dos SR, para a melhoria dos processos de encontro da informação no contexto dos Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación. A metodologia adotada durante trabalho baseia-se na análise exploratória, revisão bibliográfica e análise documental, que permitiram detectar, obter e consultar a bibliografia vinculada aos temas abordados, assim como extrair e recopilar informação relevante e necessária para enfrentar o problema de pesquisa. Se conclui que o uso dos Sistemas de Recomendação no contexto  dos Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación melhoraria exponencialmente os processos de recuperação da informação nos entornos informacionais destas instituições.

Biografia do Autor

Edgar Bisset Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Ciências da Educação

Departamento de Ciência da Informação

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista
Departamento de Ciência da Informação

Referências

BASTOS, F. M. A interação do usuário com catálogos bibliográficos on-line: investigação a partir da Teoria Fundamentada. 2013. 255 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista, 2013.

BICET, E. Propuesta de pautas para el diseño de un Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación como modelo de trabajo para la Red de Bibliotecas de La Universidad de La Habana. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Faculdade de Comunicação, Universidade da Havana, Havana, 2012.3

BISSET, E, et al. Os Sistemas de Recomendação, Arquitetura da Informação e a Encontrabilidade da Informação. TransInformação, v.28, n.3, 2016, p.275- 286. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2816/2336. Acessado em: 20 de dezembro de 2016.

BRITISH LIBRARY e JISC 2008 CIBER: information behaviour of the researcher of the future. 2008. Disponível em: http://www.webarchive.org.uk/wayback/archive/20140614113419/http://www.jisc.ac.uk/media/documents/programmes/reppres/gg_final_keynote_11012008.pdf. Acessado em: 30 de agosto de 2016.

DOMINGUEZ, MARTA T. S. La función social de las bibliotecas universitarias. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n. 80, p. 43-70, 2005.

INIESTA, A. R. Estrategias de recomendación basadas en conocimiento para la localización personalizada de recursos en repositorios educativos. 255f. 2014. Tese (Doutorado em Informática)-Facultad de Informática Departamento de Ingeniería del Software e Inteligencia Artificial, Universidad Complutense de Madrid, 2014.

MARR, B. 20 fatos sobre a internet que você (provavelmente) não sabe. Revista FORBES Brasil, (2015). Disponível em: http://www.forbes.com.br/fotos/2015/10/20-fatos-sobre-a-internet-que-voce-provavelmente-nao-sabe/. Acessado em: 20 de fevereiro de 2017.

MOYA, R. ¿Que son los Sistemas de Recomendación? Jarroba. Disponível em: http://jarroba.com/que-son-los-sistemas-de-recomendacion/ Acesso em: 02 de agosto de 2016.

MUÑOZ CRUZ, V. Gestión y planificación de Sistemas de Información. Em: García Gutierrez, A.L. Introducción a La documentación informativa y jornalística. Sevilla: Alcalá de Guadaira, 1998.

REBIUN. Centros de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación: Un nuevo modelo de biblioteca universitaria. Conferencia presentada en: Conferencia de Rectores de las Universidades Españolas. 2003.

REQUENA F. O. Incorporating Group Recommendations to Recommender Systems: Alternatives and Performance. 110f, 2015. Teses (Doutorado em Informática) -Departamento de Sistemas Informáticos, Escuela Técnica Superior de Ingeniería de Sistemas Informáticos, 2015.

SARACEVIC, T. Information science. Em: M. J. Bates (Ed.), Encyclopedia of library and information sciences (3rd ed.) (pp. 2570-2585). New York: Taylor and Francis. (2009).

VECHIATO, F. L. Encontrabilidade da informação: contributo para uma conceituação no campo da ciência da informação. 2013. 206 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.

Publicado
2018-10-20