Gestão do conhecimento em repositórios digitais: perfil das instituições brasileiras

Autores

  • Luciana Gonçalves Silva Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elisângela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n2.44829

Resumo

O presente artigo busca verificar iniciativas de gestão do conhecimento realizadas por instituições brasileiras por meio do uso de repositórios digitais. Apresenta reflexões sobre a gestão do conhecimento organizacional e sobre os repositórios como ferramentas de gestão do conhecimento. Com o objetivo de verificar as instituições que estão inseridas nesse contexto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, que identificou o perfil das instituições que possuem repositórios institucionais de acesso aberto para organização e divulgação do conhecimento produzido. Os resultados indicaram que as instituições que mais adotam os repositórios estão vinculadas ao poder público federal e atuam na área de ensino superior. A essa conclusão pode-se atribuir o fato de incentivos proporcionados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de repositórios em Instituições de Ensino Superior para abrigar a produção científica do país. Dessa forma, compreende-se a importância dos repositórios institucionais como instrumento de gestão, preservação e disseminação do conhecimento organizacional produzido.

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Biografia do Autor

Luciana Gonçalves Silva Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Gestão & Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

Grupo de Pesquisa Representação de Conhecimento e Recuperação da Informação (RECRI), PPGGOC, ECI, UFMG, Professora Adjunto, Doutora e Mestre em Ciência da Informação, ORCID 0000-0003-4357-8016

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Publicado

2019-08-16

Como Citar

Souza, L. G. S., & Aganette, E. C. (2019). Gestão do conhecimento em repositórios digitais: perfil das instituições brasileiras. Informação &Amp; Tecnologia, 5(2), 104–121. https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n2.44829