Em Busca de Sentido à Formação Integral do Ser Humano na Perspectiva de Viktor E. Frankl

Autores

  • Rosângela Martins do Vale Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Resumo O objetivo deste estudo é discorrer sobre a contribuição de Viktor E. Frankl (1905 – 1997) à educação do jovem educando, procurando compreende-lo a partir da concepção tridimensional do homem – orgânica, psíquica e noética (dimensão espiritual, especificamente humana), que busca o sentido existencial no mundo, confrontando-se continuamente com valores criativos, vivenciais e atitudinais. Esta visão orientada pela vontade de sentido ressalta a necessidade da promoção de práticas educativas significativas e específicas que coopere para uma educação de qualidade na formação de um sujeito responsável e consciente de seu papel social. Com vistas a ampliar o conhecimento a respeito do processo educativo e suas relações de ensino-aprendizagem de suma importância para formação humana numa visão integrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Martins do Vale, Universidade Federal da Paraíba

Professora de Filosofia no Ensino Médio, com Licenciatura em Filosofia, Especialização em Psicopedagogia e cursando mestrado em Ciências das Religiões na UFPB.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Estudos Teóricos