Logoterapia e cultura surda: Adaptação e validação do Questionário Sentido da Vida para o contexto de pessoas surdas

Autores

  • Karen Guedes Oliveira Mestre em Ciências das Religiões (UFPB); Pós-Graduação Latu Sensu em Psicopedagogia - em conclusão - (ESAB); Graduada em Psicologia- Habilitação em Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena (UEPB). Atua em estudos na área da Psicologia, com ênfase em Logoterapia e Análise Existencial, Educação Especial, Cultura Surda, Psicologia Organizacional, Comportamento nas Organizações. Participante do Grupo de Pesquisa Nous: Espiritualidade & Sentido - UFPB. Primeira Secretária da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Professora Titular da Faculdade Maurício de Nassau.
  • Thiago Antonio Avellar de Aquino Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

O presente trabalho partiu da concepção de que as pessoas surdas se constituem em uma genuína cultura, posto que compartilham signos como a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo desse trabalho foi adaptar e validar o Questionário Sentido de Vida para pessoas Surdas. Para tanto, se fez necessário uma adaptação linguística desse instrumento. Contou-se com 200 Surdos de 9 estados do Brasil: Paraíba (69%), Rio Grande do Norte (5,5%), Pernambuco (3,5%), Ceará (4%), Rio Grande do Sul (4,5%), Paraná (4,5%), Minas Gerais (2%), São Paulo (5%) e Mato Grosso (2%). A amostra apresentou idade média de 28,6 (dp= 7,16), com amplitude de 18 a 56 anos, a maioria do sexo masculino (58%). Os resultados sugeriram que o instrumento administrado é pertinente para o contexto da cultura surda e foram discutidos à luz da análise existencial de Viktor Frankl.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Guedes Oliveira, Mestre em Ciências das Religiões (UFPB); Pós-Graduação Latu Sensu em Psicopedagogia - em conclusão - (ESAB); Graduada em Psicologia- Habilitação em Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena (UEPB). Atua em estudos na área da Psicologia, com ênfase em Logoterapia e Análise Existencial, Educação Especial, Cultura Surda, Psicologia Organizacional, Comportamento nas Organizações. Participante do Grupo de Pesquisa Nous: Espiritualidade & Sentido - UFPB. Primeira Secretária da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Professora Titular da Faculdade Maurício de Nassau.

Mestre em Ciências das Religiões, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Graduada em Psicologia- Habilitação em Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2010). Atua em estudos sobre o Sentido da Vida, os Valores e a Religiosidade na Cultura Surda. Participante do Grupo de Pesquisa Nous: Espiritualidade & Sentido - UFPB. Professora Titular da Faculdade Maurício de Nassau

Thiago Antonio Avellar de Aquino, Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (1998), e doutorado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba do Departamento de Ciências das religiões; professor credenciado do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões; é também líder do grupo Nous: Espiritualidade & Sentido (CNPq). Desenvolve pesquisas nos temas de Logoterapia, espiritualidade e saúde, sentido de vida, identidade religiosa, valores humanos, bem-estar existencial, psicologia da religião, processos de culpabilidade e concepções de morte.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Estudos Empíricos