Vazio existencial e o consumismo na contemporaneidade

Autores

  • Seiny Vital Batista Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).
  • Bruna Paes de Barros Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

Resumo

Serão discutidos e conceituados nesta revisão a relação entre o consumismo e o vazio existencial. Por meio da abordagem Logoterapêutica de Viktor Frankl, tem como objetivo contribuir com a ciência psicológica e compreender teoricamente a relação entre a sociedade do consumo e a problemática do vazio existencial. Através da pesquisa realizada em sites científicos, utilizou-se periódicos com ano de publicação de 2009 a 2014 e livros clássicos de autores como Frankl e Bauman, no qual, pode-se entender que o indivíduo encontra-se em um ciclo paradoxal, alternando-se entre a sensação de vazio que gera e/ou é gerado o consumo, e a busca do consumo para preencher este vazio. Sendo clara a relação entre a cultura do consumo e o vazio existencial.

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Biografia do Autor

Seiny Vital Batista, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

Bruna Paes de Barros, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

Pós Doutorado em Ciência da Saúde - Unifesp. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Estudos Teóricos