Estratégias de cuidado ao paciente psicótico: uma visão logoterapêutica

Autores

  • Michell Ângelo Marques Araújo Universidade Federal do Ceará
  • José Evangleyson de Paiva Girão Universidade Federal do Ceará
  • Ângela Maria Alves e Souza Universidade Federal do Ceará
  • Luana Farias Lima Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Luana Géssica Freire Martins Universidade Federal do Ceará

Resumo

A Logoterapia pode contribuir no cuidado ao psicótico prestado pela equipe de enfermagem, enfocando, sobretudo a dimensão mais significativa do ser humano. As estratégias utilizadas com esse público, interpretadas do ponto de vista logoterapêutico, fazem-se cada vez mais necessárias por estimular a busca pela dimensão espiritual no psicótico. O estudo é uma pesquisa-cuidado, realizado em um hospital-dia na cidade de Fortaleza, com 15 participantes, utilizando os grupos terapêuticos e práticas artísticas, para análise dos resultados, o modelo de relação pessoa-a-pessoa da Joyce Travelbee foi escolhido. Concluímos que a equipe de enfermagem poderá ter resultados positivos ao utilizar a Logoterapia como referencial das estratégias de cuidado do paciente psicótico.

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Biografia do Autor

Michell Ângelo Marques Araújo, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará

José Evangleyson de Paiva Girão, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro, graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Integrante como colaborador da Liga Acadêmica de Cuidado Espiritual em Saúde- LACES/DEnf-UFC.

Ângela Maria Alves e Souza, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Luana Farias Lima, Escola de Saúde Pública do Ceará

Enfermeira. Residente em Oncologia no Hospital Haroldo Juaçaba- Instituto do Câncer do Ceará.

Luana Géssica Freire Martins, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Residente em Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio-UFC.

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Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Estudos Empíricos