Cuidados Paliativos e Sentido, os impactos da intervenção em cuidadores – uma revisão sistemática.

Autores

  • Jonas Periarde de Araujo Raimundo Universidade Potiguar (UNP) http://orcid.org/0000-0002-5643-4145
  • Edison Vicente do Nascimento
  • Gabriela Fernandes Moreira Zelaya
  • Dhyanine Morais de Lima
  • Ramon Silva Silveira da Fonseca

Resumo

Compreende-se que os Cuidados Paliativos, na perspectiva do sentido, devem considerar a vivência noética do cuidador. É objetivo dessa pesquisa verificar os impactos da intervenção voltada para o sentido, e seus aspectos psicológicos, em cuidadores de pacientes impossibilitados de cura. Realizou-se uma Revisão Sistemática, em maio de 2015, via bancos de dados on-line, usando os MeSH terms: “Palliative Care”, “Psychology”, “Caregivers”, e Text Word “Meaning”. Observou-se que, os cuidadores, relataram uma redução significativamente maior na frequência de sintomas emocionais, melhoria do funcionamento espiritual e na qualidade de vida. A esperança é componente crescente na recuperação da força interior. Conclui-se que os cuidadores que elaboraram o sentido de suas vivências, relataram uma melhora na relação de cuidado com os pacientes assistidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Periarde de Araujo Raimundo, Universidade Potiguar (UNP)

Estudante de Psicologia da Universidade Potiguar (UNP), na cidade de Natal/RN - Brasil, com interesse em pesquisas com Logoterapia e Cuidados Paliativos. É membro do grupo de pesquisa Nous: Espiritualidade e Sentido, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB - Brasil.

Edison Vicente do Nascimento

Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia(2010). Estudante de Psicologia da Universidade Potiguar (UNP), na cidade de Natal/RN - Brasil.

Gabriela Fernandes Moreira Zelaya

Especialista em psicologia da saúde. Professora da Universidade Potiguar (UNP), na cidade de Natal/RN - Brasil.

Dhyanine Morais de Lima

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário de João Pessoa (2015). Pós graduanda em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional - Grupo CEFAPP. Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde - GEPAIE da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem obstétrica, enfermagem familiar, relações familiares, gestão da saúde, Sistemas de Informação em Saúde, atenção primária à saúde e urgência e emergência. Aluna do curso de de Saúde Baseada em Evidências no perfil EAD do Hosp. Sírio Libanês.

Ramon Silva Silveira da Fonseca

Psicólogo e Mestre em Ciencias das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com experiência em psicología hospitalar, organizacional e escolar. Foi aluno visitante no Instituo Miguel Torga em Coimbra, Portugal e na Universidade Complutense de Madri, Espanha. Foi membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Antropología do Imaginário (GEPAI) e do grupo NOUS: Espiritualidade e Sentido de Vida - Logoterapia. Dedica-se ao estudo do equilibrio psico-social do ser humano por meio do Imaginário, do Símbolo, da Arte e do Sentido de Vida. Atualmente é professor do curso de Psicologia e de Gestão de Recursos Humanos na Faculdade Maurício de Nassau, na cidade de João Pessoa/PB - Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Estudos Empíricos