Influência da trajetória de vida no processo do envelhecimento

  • Patrícia Figueiredo Assis Macedo Pós-Graduanda em Logoterapia e Análise Existencial pela Universidade Católica de Petrópolis, RJ.
  • Kelly Cristina Atalaia da Silva Professora do Centro de Ciências da Saúde -Curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Resumo

A longevidade tem implicações na vida do indivíduo. Assim, será analisada de que forma se manifesta a influência da trajetória de vida no processo do envelhecimento. Este trabalho utilizou a pesquisa bibliográfica e sistemática a partir de revisão de artigos, livros e capítulos de livros. O objetivo foi investigar os conceitos e compreender os elementos que caracterizam a trajetória de vida e entender a forma pela qual os autores como Nietzsche e Frankl abarcam o sentido da vida e sua relação com a velhice. Pode-se concluir que a busca para encontrar o sentido da vida perpassa pelo significado dos acontecimentos ao longo da vida do sujeito, sofrendo influência da resiliência e da plasticidade para questões relacionadas à qualidade de vida. Palavras-chave: velhice; sentido da vida; qualidade de vida; resiliência; life-span.

Biografia do Autor

Patrícia Figueiredo Assis Macedo, Pós-Graduanda em Logoterapia e Análise Existencial pela Universidade Católica de Petrópolis, RJ.
Psicóloga formada pela Fundação Educacional Machado Sobrinho, Juiz de Fora - MG
Publicado
2019-05-08
Seção
Estudos Teóricos