RELAÇÃO ENTRE A PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NO SEMIÁRIDO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E A TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR DO ATLÂNTICO TROPICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-7522.2022v10n1.61311

Resumo

A proposta do presente trabalho foi de avaliar projeções da Temperatura da Superfície do mar (TSM) sobre o oceano Atlântico Tropical Norte e a precipitação sobre o semiárido do Rio Grande do Norte, bem como a relação entre essas duas variáveis para os experimentos historical e RCP 6.0 do AR5/IPCC para o recorte temporal de 2006 a 2017 dos modelos. Desta forma, pode-se inferir o quão as projeções destes experimentos podem ser usadas como ferramentas para análise do estado futuro da TSM sobre o Atlântico tropical e sobre a precipitação no semiárido do RN. Utilizou-se os softwares RStudio e o Microsoft Excel 2017 para as análises estatísticas de precipitação, calculando o desvio padrão dos dados. Levando em consideração os resultados obtidos observou-se que nos meses em que a TSM sobre o atlântico tropical sul está mais aquecida e menos na porção Norte do oceano atlântico tropical é possível notar um aumento nas médias mensais e anuais de precipitação registrados. Desse modo, quando a região da TSM do Atlântico Sul está mais aquecida, a pressão em superfície diminui, assim, ocorre maior evaporação do conteúdo de água do oceano e corrobora a intensificação de movimentos ascendentes que intensificam a convergência de massa favorecendo a formação de nuvens e precipitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Almeida da Silva , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2020). Atualmente Bolsista CAPES do Mestrado em Ciências Climáticas (PPGCC), com área de concentração em Climatologia com ênfase em Estudos Observacionais em Tempo e Clima pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2021-2023). Revisor Periódico da Revista Científica Multidisciplinar - RECIMA 21 ISSN 2675-6218. Participa do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Modelagem de Risco Ambiental (GEOMET) da Universidade Federal de Campina Grande UFCG, sob liderança do professor Dr. Madson Tavares Silva, do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento do Risco de Desastres Naturais e Ambientais (GENAT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob liderança do professor Dr. Saulo Roberto de Oliveira Vital e do Grupo de Pesquisa em Biometeorologia e Mudanças Climáticas da Universidade Federal Oeste do Pará (UFOPA), sob liderança da professora Dra. Ana Carla dos Santos Gomes . Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia e foco na área de Meteorologia de Meso e Grandes Escalas e sub-áreas em Climatologia e Estatística Aplicada, seguindo os seguintes temas: precipitação, eventos extremos e mudanças climáticas.

Albert Smith Feitosa Suassuna Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Meteorologia

Downloads

Publicado

2022-02-22

Edição

Seção

Artigos Técnico-Científicos