COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO SOBRE HÁBITOS DE COMPRA DE MORADORES DE UM MUNICÍPIO DO MÉDIO VALE JEQUITINHONHA (MG)

Autores

  • Daiane da Silva Santos
  • João Francisco Sarno Carvalho IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-3867.2021v6n2.52365

Resumo

Objetivou-se entender quais são os fatores que levam os moradores da cidade de Virgem da Lapa a se deslocarem até a cidade de Araçuaí para realizarem compras de supermercado. Visto que o comportamento do consumidor está em constantes mudanças, justifica-se o desenvolvimento do presente trabalho com o intuito de entender esse movimento migratório existente. Na parte teórica, foram explorados os conceitos de comportamento dos consumidores, fatores que influenciam na tomada de decisão de compra, como acontece o processo de compra e também sobre as mudanças de comportamento do consumidor principalmente diante das diversas opções de escolha às quais eles são expostos. Com natureza qualitativa, foi utilizada na pesquisa o método de investigação descritivo. O questionário encaminhado aos clientes obteve 51 respostas e os 4 gestores de supermercados de Virgem da Lapa também responderam os questionários a eles destinados. Os resultados apontam que foi possível notar também que os gestores de supermercados de Virgem da Lapa têm consciência desse fator causador, com isso investem no atendimento em seus estabelecimentos, com o intuito de gerar um diferencial que possa atrair seus clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane da Silva Santos

Bacharela em Administração pelo IFNMG campus Araçuaí.

João Francisco Sarno Carvalho, IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutorando em Inovação Tecnológica (UFMG). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI) e bacharel em Administração (UFLA). Docente do IFNMG campus Araçuaí.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Edição

Seção

Pesquisas científicas