Empreendedorismo e COVID-19: Oportunidades na Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-3867.2020v5n2.53791Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a abertura de novos negócios durante este período de pandemia COVID-19 no Brasil. Um estudo qualitativo, de natureza descritiva, com modo de investigação baseado em uma pesquisa qualitativa básica. A coleta de dados foi feita por meio de grupo focal, aplicando-se uma entrevista semiestruturada a um grupo de nove participantes, sendo os dados submetidos à Análise de Núcleo de Sentido, com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados constataram que os empreendedores vislumbraram novas oportunidades através das redes sociais digitais (Instagram, Facebook e WhatsApp), motivadas pela curiosidade e a oportunidade proporcionada pela pandemia COVID-19. As evidências da pesquisa contribuem para um despertar empreendedorismo, que busca aproveitar as oportunidades e atingir o mercado desafiador. Uma vez conhecendo as oportunidades e a demanda reprimida do público consumidor por meio das redes sociais, novas estratégias de Marketing poderão ser adotadas para alavancar os novos empreendimentos e atender expectativas de consumidores limitados pelas restrições de locomoção e relações sociais impostas durante a pandemia.